Veja histórias de pessoas que estreitaram laços com a natureza e se reinventaram na pandemia

Por Redação em 08/01/2021 às 08:39:42
Sete casos revelam olhares otimistas e criativos diante da relação com o meio ambiente. Fotografias feitas no quintal trazem mensagens de reflexão nesse período de isolamento

João Marcos Rosa

Aprender um novo hobby, desenvolver uma outra estratégia de trabalho ou até colocar em prática uma meta há muito tempo pretendida. Muitas foram as formas encontradas para se adaptar às limitações impostas durante a pandemia e incorporar novos sentidos para as experiências da quarentena.

Aos que já tinham vínculos com a natureza ou pretendiam desenvolver uma reaproximação, esse período foi determinante para a criação desse contato. Entre ideias inovadoras e até transformações na rotina das casas, o Terra da Gente destaca sete histórias de pessoas que estreitaram laços com o ambiente e se reinventaram durante pandemia.

Entre os flagrantes destacam-se os registros de alimentação dos filhotes

Reprodução/Carlos Gussoni

1) Admiradores de bem-te-vis

Um ninho de bem-te-vi na casa dos aposentados Hostilia e Carlos Eduardo Gussoni, em São Paulo foi o motivo do início de um trabalho como biólogos, durante a pandemia. Além de admirar a reprodução das aves, a família se empenhou na anotação dos detalhes observados em relatórios e nas mais de sete horas de filmagens. O material se tornou suficiente para a elaboração futura de um artigo científico e garantiu informações sobre a reprodução dessa espécie que, embora seja muito conhecida, ainda era pouco explorada sob esse aspecto.

Entre os principais detalhes flagrados está o momento em que filhotes de bem-te-vi devoram uma lagartixa

Muito estudo está por trás de cada obra de arte.

Terra da Gente

2) Natureza na linha e agulha

Na casa da bióloga especialista no som das aves, Ana Luiza Catalano, a presença da natureza sempre se fez constante. Por mais que a admiradora do meio ambiente não gostasse muito de tirar fotos, seu trabalho com a vocalização das espécies envolvia idas à campo e muito contato com os animais. A pandemia, porém, isolou a ornitóloga dessa prática e exigiu que ela criasse uma nova forma de poder contemplar essas belezas. Foi em um curso online de bordado que Ana descobriu uma nova aptidão e passou a unir a ciência à arte para divulgar seu trabalho com o som das espécies.

Nas publicações dos trabalhos feitas em redes sociais, a bióloga apresenta as espécies bordadas e também as vocalizações

Entregue para os 104 apartamentos, o folheto é um incentivo à observação de aves

Tietta Pivatto/VC no TG

3) Observadores da "selva de pedra"

Mesmo sem sair de casa, em respeito ao isolamento social, a observadora e bióloga Tietta Pivatto, de São Paulo, descobriu um jeito simples de apresentar aos vizinhos a diversidade de aves que rodeava o condomínio. Através de um folheto com QR code, cada uma das 33 espécies avistadas poderia ser analisada com mais detalhes. O material foi distribuído por ela para todos os 104 apartamentos do local, além de deixar alguns extras na portaria.

Ao apontar a câmera do celular para o código, a pessoa tem acesso às informações e fotos de cada uma das aves que ocorrem na região

Marcellus disponibilizou na internet oito ilustrações para colorir

Arquivo Pessoal

4) Colorindo os tempos difíceis

Pensando em proporcionar um bem-estar mental e emocional às pessoas que viviam o momento de isolamento Marcellus Nishimoto, artista visual e professor de desenho e aquarela, resolveu criar ilustrações e disponibilizar na internet para as pessoas colorirem. Com espécies destaques na avifauna brasileira, a experiência ainda promete atrair uma dose de concentração à prática e fazer com que as pessoas se conectem com o tempo presente.

Os desenhos são de oito aves brasileiras e se tornaram ferramentas para despertar a busca pela conservação da natureza

Dia#32: Planta e o filho Benjamin se tornaram o clique do dia em diário fotográfico

João Marcos Rosa

5) Diário da natureza do quintal

Com o isolamento, o fotógrafo profissional João Marcos Rosa teve que encontrar alternativas para clicar a biodiversidade do nosso Planeta e difundir informações sobre ela. Com uma ideia inspiradora, ele criou um diário virtual de quarentena para dividir diariamente o que encontrava nos arredores do lar. As fotos impressionam pela beleza e inspiraram outros admiradores a prestarem atenção na diversidade que os cercava.

Um dos protagonistas das fotos é o filho de João, Benjamin, um pequeno aventureiro apaixonado pela natureza

Aracuã-de-barriga-branca é uma das aves que aparecem o quintal da bióloga

Cristine Prates

6) Turismo de natureza online

Com casos elevados de contaminados, fronteiras fechadas e normas de isolamento, guias turísticos e de natureza tiveram o trabalho interrompido durante a pandemia. Pensando em levar as aves aos amantes de natureza impossibilitados de sair de casa, a bióloga e gestora ambiental Cristine Prates criou um perfil nas redes sociais dedicado às aves da Chapada Diamantina. Com fotos, vídeos e até transmissões ao vivo das aves que aparecem no comedouro instalado no quintal, ela leva também informações sobre as espécies admiradas no "tour" virtual.

No quintal, ela e o marido já listaram mais de 100 espécies de aves, além de receberem a visita de 25 diferentes no comedouro

Adriano Kirihara é fotógrafo de natureza e jornalista

Adriano Kirihara/Arquivo Pessoal

7) Exposição de fotos na internet

As fotografias de natureza captam detalhes impressionantes, encantam e proporcionam uma viagem pelo mundo que, principalmente agora, está distante de muitos de nós. Por esse motivo, o jornalista Adriano Kirihara decidiu disponibilizar exposições fotográficas online durante essa quarentena, boa parte delas com os registros da natureza. As fotos foram tiradas por ele em expedições pelo Brasil e também em outras áreas do planeta.

A exposição pretende ser uma forma de agregar cultura no cotidiano estressante que todos estão passando

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023