Calendario IPVA 2024

Promessas dos políticos: prefeitos das capitais cumprem menos da metade dos compromissos de campanha nos 4 anos de mandato

Por Redação em 31/12/2020 às 06:51:26
Levantamento do G1 considera 1.039 promessas assumidas pelos então candidatos durante a campanha eleitoral de 2016. Do total, 48% foram totalmente cumpridas, 24%, em parte e 28%, não cumpridas. Prefeitos tomaram posse em 1º de janeiro de 2017 e encerram o mandato nesta quinta, 31 de dezembro de 2020. Durante os quatro anos de mandato, os prefeitos das 26 capitais do país cumpriram 496 das 1.039 promessas que fizeram na campanha eleitoral de 2016 – o equivalente a 48%. É o que mostra levantamento do G1. Os compromissos foram monitorados desde a posse. A relação completa por cidade está na página especial "As promessas dos políticos".

Os dados mostram ainda que 247 promessas foram cumpridas parcialmente (24%) – o que significa que ainda há pendências para que o trabalho seja considerado entregue. Já 296 promessas não foram cumpridas pelos prefeitos (28% do total).

Para o levantamento, o G1 elencou todas as promessas de campanha feitas pelos então candidatos e separou o que podia ser claramente cobrado e medido. Veja os critérios.

Balanço das promessas dos prefeitos ao fim do mandato: após quatro anos, prefeitos eleitos em 2016 cumpriram quase a metade das 1.039 promessas

Aparecido Gonçalves / G1

Promessas dos políticos: metodologia

Ao fim do mandato, o resultado da avaliação das promessas é:

Total de promessas: 1.039

Cumpridas: 496 (48%)

Cumpridas em parte: 247 (24%)

Não cumpridas: 296 (28%)

Em 2018, quatro vice-prefeitos assumiram a gestão do município depois que os prefeitos eleitos deixaram o cargo para disputar o governo do estado. Em Natal, Álvaro Dias (PSDB) assumiu no lugar de Carlos Eduardo (PDT). Em Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB) substituiu Carlos Amastha (PSB).

Em Rio Branco, Socorro Neri (PSB) entrou no lugar de Marcus Alexandre (PT). Em São Paulo, Bruno Covas (PSDB) assumiu o posto deixado por João Doria (PSDB).

Divisão por temas

Em termos percentuais, as promessas sobre "Direitos humanos e sociais" e "Mobilidade urbana" lideram o ranking das não cumpridas. Ao fim do mandato, 37% e 32% dos compromissos sobre esses temas não saíram do papel, respectivamente.

Por outro lado, entre os compromissos cumpridos, os sobre "Esporte" e "Economia" registram os percentuais mais altos – 67% e 61%, respectivamente.

Veja a divisão das promessas por tema:

Promessas dos prefeitos: divisão dos compromissos por tema após os quatro anos do mandato. As porcentagens podem dar mais de 100% por conta da aproximação

Aparecido Gonçalves / G1

Veja todas as páginas:

Aracaju (SE)

Belém (PA)

Belo Horizonte (MG)

Boa Vista (RR)

Campo Grande (MS)

Cuiabá (MT)

Curitiba (PR)

Florianópolis (SC)

Fortaleza (CE)

Goiânia (GO)

João Pessoa (PB)

Macapá (AP)

Maceió (AL)

Manaus (AM)

Natal (RN)

Palmas (TO)

Porto Alegre (RS)

Porto Velho (RO)

Recife (PE)

Rio Branco (AC)

Rio de Janeiro (RJ)

Salvador (BA)

São Luís (MA)

São Paulo (SP)

Teresina (PI)

Vitória (ES)

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023