Calendario IPVA 2024

Cursos de engenharia oferecem oportunidades de contato com indústria desde a faculdade

Por Redação em 28/12/2020 às 13:14:26
Saiba as atribuições dos profissionais de cada área Estudo, planejamento e desenvolvimento de projetos com capacidade técnica. Essa é a atribuição mais ampla dos cursos de engenharia, que é uma ciência abrangente. Engenheiros criam e aperfeiçoam materiais, estruturas, sistemas, entre outras utilidades, com conhecimento matemático.

Além da habilitação em um curso superior, para ser engenheiro, o profissional precisa fazer o cadastro na associação profissional da região. No caso do estado, no Conselho Regional de Engenharia (CREA/SC), que conta com 62,4 mil profissionais cadastrados e 16,3 mil empresas.

Engenharia elétrica exige criatividade e inovação

Os cursos de engenharia são divididos de acordo com suas especificidades. O coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Regional de Blumenau (FURB), professor Luiz Henrique Meyer, acredita que quem procura a engenharia elétrica precisa de habilidades nas áreas de matemática, física e programação de computadores. “É necessário ter curiosidade científica, querer saber como as coisas funcionam, não ser apenas um mero usuário. Vontade de querer desenvolver, otimizar, melhorar, criar e inovar”, destaca o professor.

O curso dura entre cinco anos a cinco anos e meio e abrange cálculo, física, circuitos elétricos, eletromagnetismo, sistemas elétricos de potência, entre outras disciplinas. “Na primeira fase, o aluno já começa a ter contato com as disciplinas profissionalizantes. Isso incentiva os estudos. Ainda, os estudantes logo conseguem estágio na indústria”, completa Meyer.

O profissional da engenharia elétrica pode trabalhar em indústrias, concessionárias de energia e outras empresas de forma geral na área de manutenção e projetos.

FURB possui o único laboratório de alta tensão no estado

O único laboratório de alta tensão no estado foi montado no início dos anos 2000. É também o único de uma universidade do sul do país. Os equipamentos vieram de doações da Universidade de Nottingham, da Inglaterra. “Hoje, o laboratório serve para prestação de serviços às empresas da região e de outros estados, testes de luvas isolantes para ter certeza da tensão, ensaios em painéis, barramentos e análises de óleos isolantes. Também dá suporte às atividades de pesquisa e desenvolvimento que os professores realizam, como tensão aplicada e simulação de maresia”, explica o coordenador do curso. É também utilizado para ensino, principalmente na pós-graduação.

Na Engenharia Química, alunos da FURB participam de projetos com a Petrobras

O curso de engenharia química também possui as disciplinas básicas como cálculo, física, matemática, além de uma carga maior de química, devido à especificidade desta graduação. Dura, em média, cinco anos.

O professor Rodrigo Decker, do departamento de Engenharia Química da FURB, elenca outras matérias importantes como termodinâmica. A FURB oferece três disciplinas de fenômenos de transporte, para tratar de cada um separadamente. “Não há um enfoque específico em um tipo de indústria. O aluno pode atuar na indústria de papel e celulose, parte de refino de petróleo, centrais termelétricas, entre outras áreas”, aponta Decker.

O estudo de reatores químicos só é feito na Engenharia Química. Um reator é um equipamento em escala industrial que pode ter diferentes tamanhos. É onde vai ocorrer a reação química em maior escala, que pode requerer ou liberar energia e precisa de estabilidade para esse processo.

O contato com a indústria é frequente. A FURB possui projetos em parceria com a Petrobras desde 2014. Eles envolvem estudos de grandes equipamentos para entendimento de determinado fenômeno e outros para aplicação industrial. “Se a Petrobras tem problema numa caldeira, com baixa eficiência, por modelagem matemática e simulação numérica é possível verificar o comportamento do fluido lá dentro e identificar o que está acontecendo de problema”, detalha o professor, que também atua como coordenador de projetos. São cinco professores envolvidos nesses projetos além dos bolsistas de iniciação científica e mestrado.

Todas as disciplinas de engenharia da FURB também envolvem o empreendedorismo.

Inovação é aprimorada dentro da Universidade

A FURB possui uma Agência de Inovação e um Instituto para incentivar e divulgar os trabalhos relacionados à área tecnológica. A Agência de Inovação vai contar com uma sala no Centro de Inovação que será inaugurado em Blumenau.

Vinicyus Wiggers, coordenador da Agência de Inovação da FURB, afirma que o núcleo existe desde 2012 e atua em todas as esferas, para “incentivar, difundir a cultura intelectual, fazer requisições ou intermediações, pedidos de patente, atuar na transferência de tecnologia para o setor privado e fazer termos de sigilo. É a instância administrativa para suporte de todas essas questões que envolvem tecnologia, inovação e propriedade intelectual”.

Em alguns projetos, já foi possível fazer a transferência de tecnologia da Universidade para o setor produtivo. Um deles, para a produção de pastas de celulose a partir dos resíduos de farinha de palmeira. O projeto foi desenvolvido no curso de Engenharia Química, com investimento de uma indústria, que agora está em fase construção de uma unidade em Luiz Alves.

Já o Instituto Furb desenvolveu o chamado Colaboratório. Segundo Christian Krambeck, diretor do instituto, o objetivo é ser a ponte entre empresas e a comunidade acadêmica. “Elas vão cadastrar no site os problemas enfrentados, e alunos e professores vão poder trabalhar possíveis soluções nas disciplinas e trabalhos de conclusão de curso”, explica. Um projeto piloto foi lançado de forma prévia e em fevereiro deve acontecer o lançamento público.

Em abril de 2021, também será realizado o Dia do Desafio, quando empresários virão à Universidade para tratar dos problemas em suas empresas. Se for possível um “match” entre problema e aluno, eles irão promover soluções em conjunto.

Mais informações sobre os cursos de engenharia da FURB você encontra aqui

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023