Calendario IPVA 2024

O Assunto #340: Rio de novo em colapso pela Covid

Por Redação em 04/12/2020 às 03:48:45
No Estado, a taxa de ocupação das UTIs já passa dos 80%. Na capital, são 90% na rede pública e quase 100% na privada. E o Comitê Científico do Rio recomenda: as medidas de isolamento social devem ser endurecidas. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Falta de leitos e UTIs lotadas: a realidade da pandemia se agrava no Estado, e os números mostram alta na média móvel de novos casos. Depois de um breve respiro, com alívio em setembro e outubro, a segunda onda deixa mais de 80% dos leitos de UTIs ocupados; na capital, a taxa já supera os 91% na rede SUS, e está em quase 100% na particular. E o Comitê Científico da prefeitura carioca recomenda: as medidas de isolamento social devem ser endurecidas. Para tratar da situação, neste episódio Renata Lo Prete conversa com a neurologista Carolina Lucas, médica que atende em 4 hospitais no Rio e na região metropolitana, e com Victor Ferreira, repórter da TV Globo. Victor faz a cronologia que relaciona o abandono das regras de distanciamento com o aumento no número de casos, contextualiza a crise diante dos escândalos políticos no Estado e projeta que, nos próximos dias, as autoridades decidirão por um “recrudescimento das medidas”. Carolina faz um duro relato do dia a dia dentro das emergências, onde as UTIs nunca ficam vazias. Ela alerta que "o vírus não escolhe quem vai deixar em estado grave. Qualquer pessoa que contrai a doença pode ficar grave a qualquer momento” e relata como agora há "muito paciente jovem que procura atendimento" com sintomas mais complexos.

O que você precisa saber:

RJ registra 3,7 mil novos casos da Covid-19 e tem aumento na média móvel

Testagem em massa para Covid no RJ começa na sexta-feira

Fiocruz: RJ tem a maior taxa de mortalidade de coronavírus do país, diz Fiocruz

Taxa de ocupação para Covid-19 nos hospitais particulares do Rio é de quase 100%

Mais de 300 pacientes de Covid estão à espera de internação no Rio de Janeiro

Cremerj publica nota técnica pedindo medidas de combate à Covid-19

Governo e Prefeitura do Rio se reúnem para avaliar novas restrições

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Renata Bitar, Vitor Muniz e Giovanni Reginato. Apresentação: Renata Lo Prete

Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023