Calendario IPVA 2024

Tabata Amaral quer que profissionais da educação sejam priorizados na vacinação contra Covid-19

Por Redação em 03/12/2020 às 19:44:34

Após o Ministério da Saúde anunciar o Plano Nacional de Imunização (PNI) contra Covid-19, a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) apresentou projeto de lei que visa priorizar profissionais da educação, além dos trabalhadores da saúde, para o recebimento da vacina contra Covid-19. Na primeira fase do plano, está previsto que profissionais de saúde, idosos com mais 75 anos, cidadãos com 60 anos ou mais que moram em asilos e instituições psiquiátricas e a população indígena recebem as primeiras doses do imunizante. Para a deputada, o retorno às aulas presenciais é urgente e a proposta é necessária para que 100% dos funcionários da educação possam voltar à linha de frente com segurança.

“Pensamos sempre nas vidas perdidas pela Covid em termos de saúde, mas a não educação leva a uma morte lenta. O Brasil segue, em muitas localidades, sem aulas presenciais, sendo um dos países há mais tempo sem aulas no mundo”, diz Tabata sobre a situação da Educação no País. “Não estudar tem um impacto profundo na vida das crianças e jovens, pois diminui sua renda ao longo da vida e até quantos anos eles vivem. Essa situação prejudica principalmente os estudantes mais vulneráveis: 55% dos estudantes que moram em favelas admitem a possibilidade de abandonar os estudos, segundo pesquisa feita pelo Data Favela.”

Leia também

'Queremos voltar às aulas presenciais', diz Bolsonaro sobre conversa com Milton Ribeiro

Em parceria com TikTok, SP lança campanha para incentivar alunos e minimizar evasão escolar

MEC determina retorno às aulas presenciais nas universidades federais a partir de janeiro

Além da inclusão dos profissionais da educação na primeira fase do plano, o PL define critérios técnicos para a distribuição de doses de vacina e transferência de recursos federais a entes federativos. “Esses critérios deverão levar em conta informações e dados demográficos, epidemiológicos e sanitários como tamanho da população, percentual da população imunizada contra Covid-19, participação percentual dos grupos vulneráveis no total da população, percentual da população já acometida por Covid-19, número de casos e óbitos, número e taxas de hospitalizações e de óbitos por Covid-19 e por síndrome respiratória aguda grave, capacidade instalada da rede de saúde na localidade ou região e grau de urbanização e potencial de disseminação da Covid-19 na localidade ou região”, explica nota enviada à Jovem Pan pela assessoria da deputada.

Fonte: Política

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023