Calendario IPVA 2024

Deputados do DF analisam projetos de educação e segurança pública nesta semana

Por Redação em 01/12/2020 às 15:15:33
Proposta que regulamenta 'homeschooling' é uma das que deve ser votada em 2º turno na Câmara Legislativa. Expediente legislativo vai até 15 de dezembro. Plenário da Câmara Legislativa do DF em imagem de arquivo

CLDF/Divulgação

Com a aproximação do recesso de fim de ano na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), em 15 de dezembro, deputados distritais iniciam nesta terça (1º) a análise dos últimos projetos de 2020. Entre os temas estão questões ligadas à educação, como o projeto que regulamenta o homeschooling – ensino em casa – e a ampliação da contratação de professores temporários na rede pública.

Além disso, investimentos na Polícia Civil e a criação de um Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial estão entre os temas na pauta da Casa nos próximos dias (veja mais abaixo). Ao G1, o vice-presidente da CLDF, Rodrigo Delmasso (Republicanos), disse que nem todas as propostas serão apreciadas, mas que os parlamentares terão "muito trabalho" nos próximos dias.

Câmara Legislativa aprova proposta de Refis; descontos em dívidas com GDF podem chegar a 50%

Criação de Universidade Pública do DF será decidida pela Câmara Legislativa

Projetos do GDF

De autoria do Executivo local, há três projetos a serem votados em segundo turno nesta semana. Um deles prevê a prorrogação, em um ano, dos contratos de professores temporários vinculados à Secretaria de Educação.

Segundo a proposta, a medida é necessária porque a educação da capital sofreu impactos devido à pandemia do novo coronavírus e a manutenção desses profissionais se tornou necessária para evitar prejuízos.

A outra medida é referente ao Fundo de Modernização, Manutenção e Reequipamento da Polícia Civil do Distrito Federal. A ideia é alterar a norma e destinar à corporação bens, direitos e valores decorrentes de perda judicial decretada em favor do governo do DF.

O último projeto de autoria do Executivo que tramita na Casa e que deve ser apreciado esta semana é sobre a criação do Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial. O objetivo do órgão é promover ações relacionadas à causa.

Projetos de deputados

Além disso, há previsão de que cinco projetos de autoria dos deputados sejam apreciados em segundo turno. Na pauta desta semana, deve entrar em votação a medida que regulamenta o "homeschooling".

O ensino domiciliar foi aprovado em primeiro turno pela CLDF em 17 de novembro. A ideia é de que estudantes do Distrito Federal possam passar pela educação básica dentro da própria residência. A proposta traz uma série de regras para que a modalidade seja aplicada na capital.

'Homeschooling': entenda os impasses sobre a implementação do ensino em casa no DF

Além disso, há um projeto para estabelecer procedimentos de inspeções de pontes e viadutos do DF. De acordo com a proposta, a manutenção dessas estruturas "muitas vezes é negligenciada". Por isso, há a necessidade de que se estabeleça regras para esse tipo de ação.

Um outro texto dá nome a uma praça localizada na QN 411 de Samambaia. O espaço passaria a ser chamado de Padre Brandão. Há ainda uma proposta que proíbe manter animais em correntes que possam prejudicá-los.

Em julho, Câmara Legislativa aprovou reforma da previdência para servidores do DF

Por último, os distritais também devem apreciar o projeto que prevê que a Polícia Civil e a subsecretaria do Sistema Penitenciário mantenham página de internet com informações sobre fugitivos e foragidos da Justiça. O portal deverá fornecer informações pessoais, crimes cometidos e fotos dos criminosos.

VÍDEOS: veja os destaques do G1 em 1 Minuto Distrito Federal

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023