Calendario IPVA 2024

Bolsonaro desagrada aliados ao endossar publicamente denúncias sem provas de fraude na eleição dos EUA

Por Redação em 30/11/2020 às 12:58:38
O presidente Jair Bolsonaro desagradou aliados ao endossar publicamente as denúncias sem provas feitas por Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos.

As declarações de Bolsonaro foram vistas, inclusive por seus interlocutores, como uma tentativa de desviar o foco dos resultados das eleições municipais, que representaram uma derrota para o presidente brasileiro.

Neste domingo (30), depois de votar, Bolsonaro disse que tinha informações, cujas fontes não iria revelar, de que houve, sim, fraudes na eleição norte-americana.

Presidente Jair Bolsonaro vota no Rio

O presidente dos Estados Unidos não apresentou provas de suas denúncias e suas alegações estão sendo derrubadas pela Justiça dos EUA.

Os comentários de Bolsonaro preocupam aliados e também a parte mais pragmática do governo, que defendia, desde o início, que o Planalto reconhecesse a vitória do democrata Joe Biden.

Na primeira vez em que falou publicamente sobre o tema, o presidente brasileiro disse ainda não ser o momento de reconhecer a vitória até que sejam esclarecidas as denúncias de fraudes no pleito norte-americano.

"O presidente, ao tentar desviar o foco do resultado da eleição municipal, na qual saiu derrotado, toma uma atitude na qual deixa prevalecer suas relações pessoais em detrimento dos interesses do país, subindo o tom que só vai prejudicar nossas relações com os Estados Unidos de Joe Biden", disse ao blog um interlocutor do presidente brasileiro.

A ala mais pragmática do governo foi até surpreendida com as declarações de Bolsonaro neste domingo, porque esperava que, pelo menos, ele ficasse em silêncio sobre a eleição nos Estados Unidos até reconhecer a vitória de Biden.

Na avaliação de assessores, a equipe de Biden está, com certeza, anotando em relatórios o comportamento de Bolsonaro e isso vai pesar nas negociações bilaterais.

Para aliados de Bolsonaro, ele perdeu as eleições neste domingo, mas vai entoar o discurso contrário, na busca de amenizar o desgaste gerado pela disputa municipal.

Segundo esses aliados, o fato é que os partidos da base de apoio do governo é que ganharam, enquanto o grupo ligado diretamente ao presidente da República saiu derrotado.

No Palácio do Planalto, o discurso oficial é que o resultado mais importante das eleições municipais foi a derrota da esquerda, principalmente do PT.

A equipe direta do presidente segue na linha de tentar manter acesa a disputa direta entre Bolsonaro e o PT, não escondendo que, numa campanha de reeleição, prefere enfrentar novamente os petistas num segundo turno.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023