Eleições 2020: conheça os planos de governo dos candidatos a prefeito de Contagem

Por Redação em 27/11/2020 às 06:07:44
Cidade é a única da região metropolitana a ter segundo turno neste domingo (29). Contagem vai ter segundo turno das eleições municipais

"

Contagem é a única cidade da região metropolitana de Belo Horizonte – e uma das quatro em todo o estado – que terá segundo turno no próximo domingo (29). Os candidatos Marília (PT) e Felipe Saliba (DEM) vão disputar a vaga na prefeitura.

Assim como fez com os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte, o G1 resumiu os principais pontos das propostas de governo dos dois candidatos.

Marília (PT) e Felipe Saliba (DEM) vão disputar o 2º turno em Contagem

Veja quais prefeitos foram eleitos nas 34 cidades da Região Metropolitana de BH

Veja os resultados do 1º turno das Eleições 2020 nas 853 cidades de Minas Gerais

Veja os principais desafios que os futuros prefeitos vão enfrentar em cidades da Grande BH

A consulta dos planos foi feita no site do TSE na tarde desta terça-feira (24).

Webstories: eleições na pandemia

Veja abaixo os planos de governo dos candidatos (em ordem alfabética, segundo os nomes da urna):

Felipe Saliba (DEM)

Número de páginas: 62

Resumo: O programa começa apresentando propostas para a Saúde, como: "integração e conexão de todos os equipamentos de saúde por meio de um sistema de tecnologia de gerenciamento de informações (gestão de tecnologia integrada)"; "ampliação das Equipes de Saúde Bucal, garantindo maior cobertura à população contagense"; "remédio mais próximo e acessível ao usuário"; "qualificar a fila de demanda reprimida por consultas e exames especializados, retirando dela, pessoas que já realizaram os procedimentos em redes particulares, que já melhoraram os sintomas, que vieram a óbito, entre outros"; "agir preventivamente, com planos de contingenciamento aos conhecidos ciclos das arboviroses, principalmente Dengue, Zika e Chikungunya.

Em seguida, são apresentados planos para Educação, tais como: " criar em conjunto com professores, pais e comunidade um plano sobre a volta às aulas durante ou após a covid-19, respeitando as normativas indicadas pelo MEC e os regramentos e protocolos de saúde"; "ampliação do número de vagas para crianças de 0 a 3 anos de idade, seja por meio de ampliação da rede conveniada ou por meio de Parcerias Pública Privada (PPP"s)"; "inserir no calendário escolar, como forma de promoção da cultura, do esporte e do lazer, os jogos estudantis e as feiras de cultura em anos alternados".

No tópico de geração de renda e trabalho, o plano lista, entre outras coisas: "buscar parcerias, nacionais e internacionais, para expansão de investimentos no Município"; "propomos planos de compensação tributária a essas empresas, que serão analisadas caso a caso com um plano personalizado de troca de benefícios, além da facilitação do pagamento do restante da dívida (se houver), por meio de parcelas".

Há propostas para "gestão, participação e transparência", que abre com esta: " Uma vez por semana, a agenda do candidato será reservada, na parte da manhã, em dia fixo, para que este possa receber, em seu gabinete, a população contagense".

O tópico "Mulheres" tem entre as propostas "apoiar a formalização dos empreendimentos femininos para trazer a elas maiores oportunidades e condição de renda" e "fazer um mapeamento dos lugares públicos menos seguros para as mulheres, através de dados de denúncias de violência contra a mulher. Posteriormente revitalizar esses lugares por meio de iluminação adequada ou apropriação de arte urbana".

O tema de transporte e mobilidade prevê criação de Zonas 30, bicicletas compartilhadas e "cobranças" para a ampliação do metrô (que não é de responsabilidade das prefeituras).

No item "Segurança Pública" há, entre as propostas: "criar grupos de trabalho, para cada uma das Zonas Quentes de Criminalidade do Município, em parceria com a Polícia Militar e representantes do setor privado, objetivando buscar soluções especificas a cada região".

Por fim, o plano trata de Cultura, Esporte e Lazer, propondo, entre outras coisas: "criação de um documentário que revela a história dos bairros de Contagem através da história narrada, contada por antigos moradores".

(Veja o plano de Felipe Saliba completo aqui)

Felipe Saliba e Marília disputam prefeitura de Contagem no segundo turno.

Divulgação das campanhas

Marília (PT)

Número de páginas: 17

Resumo: O programa de governo abre com propostas enquadradas em um tópico de "medidas emergenciais". Entre elas: "Atender a população em situação de vulnerabilidade social em função da pandemia, assegurando seu direito à alimentação, à integridade pessoal, à saúde, à assistência social e à vida"; "promover o retorno às aulas em condições de segurança sanitária" e "atender ao crescimento da demanda no ensino fundamental em função da pandemia"; "assegurar a vacinação contra o coronavírus a toda a população de Contagem, com prioridade para idosos e grupos de risco, ressalvadas a disponibilidade da vacina e as normas do Ministério da Saúde"; "utilizar o poder de compra da Prefeitura para adotar medidas que incentivem a economia local e promovam a geração de renda".

No tópico seguinte, "Administração e finanças", há, entre outros pontos: "fixar a meta de 50% da receita corrente para a dívida municipal, o que é menos da metade dos 120% previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal"; "adotar o 'IPTU mais justo', com a revisão da planta de valores e negociação dos débitos ajuizados e inscritos na dívida ativa".

Em seguida, o plano trata de Saúde, com propostas tais como: "ampliar o acesso da população à Saúde Bucal" e "reestruturar o atendimento da Saúde Mental"; "garantir o acesso da população aos medicamentos de forma regular"; "garantir o funcionamento completo das novas UPAs do Nacional e Industrial, redimensionando a demanda das UPAs existentes"; "informatização dos serviços de saúde do município, com emprego de tecnologia que garanta maior transparência e qualidade do atendimento aos usuários do SUS".

Para Educação, o programa cita, entre outras coisas: "investir na ampliação da oferta de vagas na educação infantil"; "garantir a eleição direta para diretores e vices nas escolas municipais e Funec"; "valorização do trabalho dos docentes e demais servidores da educação através do plano de carreira".

O tópico seguinte é "Participação popular" que abre com: "Garantir o acesso da população à prefeita e ao secretariado por meio de audiências públicas presenciais ou via internet, lives; programas de comunicação do estilo 'A prefeitura responde' e reuniões nos bairros e nas regionais para discussão de projetos e dos problemas da comunidade".

O tópico "Desenvolvimento econômico, emprego e renda" prevê, entre outros: "rever o Plano Diretor Municipal, identificando áreas potenciais para indução de novas centralidades econômicas nas regionais". Em seguida há o tema "Desenvolvimento social", com oito propostas.

Em Segurança Pública, o plano fala, entre outras coisas, de garantir a conservação e boa iluminação dos espaços públicos e promover cultura de paz nas escolas municipais. Há ainda os tópicos de Cultura, de Esporte e Lazer e de Juventude, que preveem, por exemplo, reorganizar o Futebol Amador de Contagem.

O plano de governo ainda prevê medidas para Habitação/Urbanização, Meio ambiente/Saneamento básico, Mobilidade, transporte e trânsito, Direitos e Cidadania, Política para as Mulheres e Servidores Públicos.

(Veja o plano completo de Marília aqui)

Funciona Assim: O que faz o prefeito?

Tire suas dúvidas sobre as eleições 2020:

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023