Calendario IPVA 2024

Alerta interno fez Bolsonaro recuar de apresentar 'lista de países' que comprariam madeira ilegal do Brasil

Por Redação em 20/11/2020 às 09:45:35
O presidente Jair Bolsonaro recuou de apresentar uma lista de países que compram madeira extraída ilegalmente do Brasil depois de alertado por auxiliares do governo que não teria como manter a afirmação. E ainda causaria problemas diplomáticos, isolando cada vez mais o país internacionalmente no debate ambiental.

Ao mesmo tempo, a pressão interna – inclusive do setor do agronegócio – serviu de alerta para integrantes da equipe do presidente que demonstraram preocupação com o episódio. Ao Blog, um auxiliar do próprio governo chegou a classificar a fala como uma "bravata" que não teria como ser comprovada. Na live desta quinta-feira, o próprio Bolsonaro teve que fazer uma correção de rumo na sua fala ao citar empresas, e não mais países.

Um grupo que reúne entidades ambientais e empresários do agronegócio e da indústria cobrou que o governo Bolsonaro assuma a responsabilidade pela fiscalização da madeira extraída no país. A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura - que reúne 262 representantes -, afirma que o maior obstáculo a um modelo sustentável "é a insegurança jurídica causada pela falta de fiscalização e comando e controle pelo Estado."

A estratégia inicial do presidente Jair Bolsonaro era de transferir responsabilidades da fiscalização do governo brasileiro para quem compra a madeira que é exportada.

Na reunião dos Brics, na terça-feira (17), com os presidentes da Rússia, Índia, China e África do Sul, o presidente Jair Bolsonaro prometeu divulgar uma lista de países que criticam o desmatamento da floresta, mas importam madeira ilegal do Brasil.

"O presidente errou. Ao invés de reconhecer dificuldades internas e pedir colaboração dos países, preferiu partir para o ataque. O grande risco é de um isolamento cada vez maior do Brasil nesta questão ambiental", reconheceu ao Blog um auxiliar do governo.

Esse mesmo auxiliar lembrou que o vice-presidente Hamilton Mourão já havia adotado a linha de pedir cooperação com os países da Europa.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023