Calendario IPVA 2024

Candidatos de Ribeirão Preto dizem o que que querem fazer para resolver falta de moradia

Por Redação em 07/11/2020 às 08:10:33
Políticos apontam processo de regularização fundiária, retomada do programa de lotes urbanizados, aplicação do programa "Nossa Casa" e construção de casas populares como solução para mais de 9,7 mil famílias. Conjunto Habitacional Wilson Toni na zona norte de Ribeirão Preto

Antônio Luiz/EPTV

O G1 publica neste sábado (7) uma reportagem com as promessas dos candidatos a prefeito de Ribeirão Preto (SP) para resolver o problema de falta de moradias.

Dados do Plano Local de Habitação de Interesse Social, elaborado pela própria prefeitura, apontam que, em 2019, a cidade tinha 86 assentamentos precários em áreas ocupadas irregularmente.

A pergunta enviada aos dez concorrentes foi "Diante da quantidade de áreas invadidas em Ribeirão Preto, como resolver o problema da falta de moradia para 9,7 mil famílias de baixa renda?".

Veja os planos para a Saúde

Conheça os planos para a Educação

VÍDEOS: Como reduzir a espera por ônibus?

VÍDEOS: Como acabar com os buracos nas ruas?

VÍDEOS: Como garantir a sustentabilidade do IPM?

Os candidatos tinham até 30 segundos para a resposta, que deveria ser gravada pelo próprio candidato e enviada ao G1. GB33 (PMN) não enviou o vídeo até a publicação desta matéria.

Veja abaixo as propostas. Os nomes estão em ordem alfabética, segundo a inscrição para a urna:

Chiarelli (Patriota)

O candidato defende que as propriedades devem ter função social e afirma que existem muitas terras a fim de especulação imobiliária na cidade que precisam ser analisadas.

Chiarelli (Patriota) fala sobre moradia em Ribeirão Preto

Coronel Usai (PRTB)

O candidato afirma que vai verificar em todas as comunidades a possibilidade de urbanização. Aponta ainda que onde não for possível o processo, abrirá um cadastro para buscar verba junto ao governo federal para construção de novas casas.

Coronel Usai (PRTB) fala sobre moradia em Ribeirão Preto

Cris Bezerra (MDB)

A candidata diz que esse é um problema que merece grande atenção, por precisar de uma estrutura para a realocação das famílias. Afirma ainda que vai cuidar do tema com carinho.

Cris Bezerra (MDB) fala sobre moradia em Ribeirão Preto

Duarte Nogueira (PSDB)

O candidato lembra da criação do programa de regularização fundiária, para legalização de terrenos e casas, e do programa "Nossa Casa", para famílias com até três salários. Se compromete a usar a lei de incentivo à habitação e interesse social para construção de casas.

Duarte Nogueira (PSDB) fala sobre moradia em Ribeirão Preto

Emilson Roveri (Rede)

O candidato aponta a regularização fundiária e a urbanização das comunidades com água, luz, esgoto e iluminação, além de citar a construção de novos espaços de lazer para as crianças.

Emilson Roveri (Rede) fala sobre moradia em Ribeirão Preto

Machado (PT)

O candidato comenta duas possibilidades para solução dos problemas: a aceleração do processo de regularização urbanística e fundiária das ocupações, e a retomada do programa de lotes urbanizados em parceria com a iniciativa privada.

Machado (PT) fala sobre moradia em Ribeirão Preto

Mauro Inácio (PSOL)

O candidato avalia a criação de políticas de auto gestão de produção de casas populares e a regulação do mercado do aluguel para garantir a participação e representação das comunidades na política urbana utilizando imóveis ociosos para moradia.

Mauro Inácio (PSOL) fala sobre moradia em Ribeirão Preto

Suely Vilela (PSB)

A candidata afirma que vai priorizar as famílias de baixa renda e buscar parcerias privadas para oferecer moradias com preços mais acessíveis para população, assim como residências do programa "Minha Casa, Minha Vida" e do CDHU.

Suely Vilela (PSB) fala sobre moradia em Ribeirão Preto

Vanderley Caixe (PC do B)

O candidato afirma que vai dar uso total aos imóveis da prefeitura, e vai trabalhar com a moradia na administração direta, revendo cadastros, oferecendo assistência técnica e priorizando a infraestrutura básica.

Vanderley Caixe (PC do B) fala sobre moradia em Ribeirão Preto

Calendário das eleições 2020

Confira abaixo as datas do calendário eleitoral deste ano:

15 de novembro: primeiro turno da eleição;

29 de novembro: segundo turno da eleição;

até 15 de dezembro: encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições;

até 18 de dezembro: será realizada a diplomação dos candidatos eleitos em todo país, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.

--

ATUALIZAÇÃO

-Em 6 de outubro, a Justiça Eleitoral anulou a segunda convenção do PSL, tirando Rodrigo Junqueira da disputa. A defesa do candidato entrou com recurso.

-Em 15 de outubro, a Justiça Eleitoral negou o pedido de registro da candidatura de Rodrigo Junqueira. A defesa recorreu.

-Em 21 de outubro, a Justiça Eleitoral negou o pedido de registro da candidatura de GB33. Ele recorreu. Em 4 de novembro, a candidatura foi negada novamente por problemas com a documentação e por causa do vice candidato, que tem domicílio eleitoral fora de Ribeirão.

-Em 22 de outubro, a Justiça Eleitoral negou o pedido de registro da candidatura de Vanderley Caixe. Em 26 de outubro, a Justiça reconsiderou a decisão depois que o candidato apresentou pedido de reconsideração.

-Em 25 de outubro, a Justiça Eleitoral negou o pedido de registro da candidatura de Chiarelli. Ele encaminhou pedido de reconsideração.

Veja mais notícias das eleições na região no G1 Ribeirão e Franca

Eleições 2020 - O que dizem os candidatos?

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023