Calendario IPVA 2024

Você sabe como se proteger numa tempestade de raios? Companhia de Eletricidade do AP explica

Por Redação em 04/11/2020 às 22:30:29
Fenômeno aconteceu na terça-feira (3) em Macapá, em seguida Amapá registrou apagão em 14 dos 16 municípios. Duas pessoas foram atingidas com descargas elétricas. Pessoas devem procurar abrigos seguros e tirar aparelhos da tomada para evitar danos

Maycon Zanata

Após a tempestade de raios que atingiu o estado na terça-feira (3), moradores testemunharam diversos tipos de danos causados pelas descargas elétricas em aparelhos e mercadorias; até mesmo duas pessoas foram atingidas por raios. Para evitar os transtornos advindos dessa força da natureza, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) deu algumas dicas sobre o que fazer.

FOTOS: AP completa 24 horas em apagão e há corrida em busca de água e energia

Apagão atinge municípios e compromete serviços de comunicação

Hospitais, trabalhadores e empresas têm transtornos e prejuízos

Incêndio atinge subestação de energia durante chuva

De acordo com Arnaldo Santos, diretor de gestão da CEA, as pessoas precisam ficar alertas em momentos de chuva, principalmente em relação à energia. A preocupação deve ser redobrada quanto à queda de árvores, de galhos encostando na rede e de rompimentos de cabos.

Macapá e outros municípios ficaram no escuro na madrugada

Rede Amazônica/Reprodução

"Sempre que houver um cabo rompido, a recomendação é evitar se aproximar, para evitar eletrocussão, e nós sabemos que aqui no Amapá nós temos muito essa questão das árvores encostando na nossa rede", detalhou.

"Em relação à descarga elétrica em geral, a recomendação é sempre que a pessoa evite ficar debaixo de árvores, na rua, ficar exposta à tempestade. O ideal é a pessoa se recolher em um local seguro, para evitar ser acometido por um raio", acrescentou.

O gestor frisou que estar dentro de um carro já é uma proteção, em função dos pneus de borracha, portanto é mais seguro ficar dentro do automóvel.

Outra recomendação é não usar celular ligado na tomada pelo risco de choque e que os eletrodomésticos sejam desligados da tomada pelo risco de queimar os aparelhos.

Arnaldo Santos, diretor de gestão da CEA

Rede Amazônica/Reprodução

Apagão

O apagão provocado em todo estado começou após um incêndio de uma subestação de energia localizada na Zona Norte da capital. No momento do sinistro, chovia bastante em Macapá e havia muitos raios.

Segundo Jefferson Vilhena, coordenador Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMet) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), a tempestade de raios pode variar bastante da previsão, dependendo das combinações climáticas.

"A tempestade de raio foi também algo a parte. A gente tem previsões de alguns raios, mas como esse sistema de chuva se intensificou muito rapidamente e ganhou muita força durante a noite, houve durante toda a madrugada essa tempestade de raios, que veio a assustar a população", disse.

Apagão atinge municípios do Amapá e compromete serviços de comunicação

Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá

ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP:

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023