Calendario IPVA 2024

Educação Financeira #113: com poupança perdendo para a inflação, onde colocar o dinheiro?

Por Redação em 02/11/2020 às 11:00:34
Conheça algumas opções de investimento com retornos melhores e saiba em quais situações vale a pena ficar na caderneta de poupança. A poupança segue como o a principal forma de guardar dinheiro para o brasileiro, mas passou a perder para a inflação. Em setembro, o rendimento nominal do investimento foi de 2,67% no acumulado de 12 meses – mas, se descontada a variação de preços medida pelo IPCA, acumulou perda de 0,46%.

É quando isso acontece que a gente costuma dizer que a pessoas perdeu dinheiro.

A perda de rentabilidade está diretamente relacionada ao novo patamar de juros do país. Com a taxa básica de juros, a Selic, na sua mínima histórica, de 2% ao ano, tanto a poupança como outros investimentos de renda fixa tiveram os rendimentos achatados.

Pelas regras atuais, a poupança tem um rendimento correspondente a 70% da taxa Selic. Ou seja, passou a render 1,4% ao ano ou 0,12% ao mês. Já a inflação acelerou nos últimos meses e deve fechar o ano em torno de 3%, de acordo com as projeções do mercado.

Neste episódio do podcast Educação Financeira, o sócio da gestora de investimentos Galápagos WM, Luis Barone, e o CEO e fundador do buscador de investimentos YUBB, Bernardo Pascowitch, explicam o novo cenário de juros e de retornos baixos ou até mesmo negativos para investimentos em renda fixa e dão dicas de opções de investimentos melhores e tão seguras quanto a caderneta de poupança.

Vale lembrar, porém, que depósitos feitos na poupança até maio de 2012 continuam rendendo 6,17% ao ano, mais que o triplo da Selic. É a chamada "velha poupança", que permanece como uma ótima opção de investimento.

Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Podcasts são episódios de programas de áudio distribuídos pela internet e que podem ser apreciados em diversas plataformas — inclusive no G1, no GE.com e no Gshow, de modo gratuito.

Os conteúdos podem ser ouvidos sob demanda, ou seja, quando e como você quiser!

Geralmente, os podcasts costumam abordar um tema específico e de aprofundamento na tentativa de construir um público fiel.

Assista às últimas notícias de economia:

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023