Calendario IPVA 2024

Operação "Nematoide II" apreende mais de 200 pés de maconha na Zona da Mata

Por Redação em 29/10/2020 às 18:15:32
Ação conjunta do Gaeco e polícias Militar e Civil visa combater o crime de corrupção ambiental e associação criminosa em cidades da região. Mais de 200 pés de maconha fora apreendidos durante Operação 'Nematoide' na Zona da Mata

MPMG/Divulgação

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional da Zona da Mata, em conjunto com as polícias Militar (PM) e Civil, deflagrou nesta quinta-feira (29) a Operação "Nematoide II", de combate à corrupção ambiental e associação criminosa na região.

De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Rio Pomba, Belo Horizonte, Urucânia e Divinésia. Nas ações foram apreendidas mais de 200 pés de maconha, sementes da planta, certa quantidade colhida e munições de calibre .44.

O Gaeco informou que durante as buscas na casa de um funcionário da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Zona da Mata, entre Divinésia e Ubá, foram localizadas as munições, sementes e informações referentes ao cultivo da planta.

Em outro imóvel, que o MPMG afirmou "em tese vinculado ao servidor público", os militares depararam com uma grande e organizada estrutura para o cultivo da referida substância em estufas, vindo a localizar cerca de 200 unidades da planta, além de grande quantidade colhida em dois sacos plásticos aguardando para serem prensadas.

Nos demais locais em que foram cumpridos mandados de busca e apreensão, foram recolhidos aparelhos celulares, HD externo e diversos documentos de interesse da investigação, que, até então, aponta o pagamento de propinas a funcionários públicos e falsificação de documentos, bem como relatórios em processos administrativos de licenciamento ambiental.

A operação desta quinta-feira contou com a participação de promotores de Justiça, Gaeco Central, policiais civis, policiais militares, Polícia Rodoviária Federal, um perito criminal e servidores do MP.

As investigações prosseguem no âmbito do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, a fim de apurar os possíveis crimes praticados pelos envolvidos, bem como o envolvimento de terceiros que atuam em conluio com os investigados.

Operação "Nematoide"

A primeira fase da operação foi realizada no dia 31 de outubro de 2018 para combater a atuação de uma associação criminosa estruturada para facilitar a concessão de licenças ambientais no âmbito da Supram Zona da Mata, vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semad).

Na ocasião foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária, incluindo de dois servidores da Supram, e outros nove de busca e apreensão em Ubá, Cataguases e Viçosa.

Segundo o MPMG, as provas obtidas em procedimento investigatório criminal demonstraram que agentes públicos, advogados e consultores associaram-se para favorecer empresas e empreendedores na concessão de autorizações e licenças ambientais.

O nome "Nematoide" refere-se a uma praga que fica escondida nas raízes das plantas, de forma a sugar os seus nutrientes e intoxicar as células, podendo levá-las à morte.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023