Governo lança novo canal para denúncia de violência contra a mulher e contra direitos humanos

Por Redação em 29/10/2020 às 14:05:28
Cidadão terá acesso ao Ligue 180 e ao Disque 100 por meio de aplicativo de mensagens. Ouvidor nacional dos Direitos Humanos informou que serviços fazem 10 a 12 mil atendimentos por dia. O governo federal lançou nesta quinta-feira (29) um novo canal para o cidadão denunciar pelo telefone celular casos de violência contra a mulher e contra os direitos humanos.

Atualmente, a pessoa precisa acionar a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência - Ligue 180 para denunciar violência contra a mulher e o Disque 100 para denunciar casos de violação de direitos humanos.

Conforme a plataforma lançada nesta quinta, a pessoa precisa adicionar o número (61) 99656-5008 no aplicativo de mensagens WhatsApp para ter acesso direto ao Ligue 180 e ao Disque 100.

De acordo com o ouvidor nacional de Direitos Humanos, Fernando Ferreira, são feitos no Ligue 180 e no Disque 100 de 10 a 12 mil atendimentos por dia aqui.

Segundo a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, a criação do novo canal reduzirá custos.

"Isso vai ajudar a encontrar pessoas desaparecidas, a receber denúncias já com imagens. Alguém faz um vídeo, já anexa no WhatsApp, manda para nós, isso antecipa muita coisa. Não é uma prova ainda, mas uma antecipação de prova, inclusive para o delegado ver o vídeo, o tamanho da gravidade, e já buscar medidas protetivas, medida restritiva. Então, vai vir mesmo para gente proteger cada vez mais os vulneráveis: a mulher, a criança, o idoso, povos tradicionais", declarou a ministra no lançamento.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023