Agro Noticia 728x90

Mourão diz que posição do governo não é por uma Constituinte

Por Redação em 28/10/2020 às 17:05:34

O governo n√£o est√° discutindo a convoca√ß√£o de uma nova assembleia Constituinte, afirmou nesta quarta-feira (20) o vice-presidente da República Hamilton Mour√£o. "N√£o tem mais o que falar, porque a posi√ß√£o do governo hoje n√£o é essa". Ao ser abordado pela imprensa na entrada do anexo do Pal√°cio do Planalto, em Brasília, onde funciona o seu gabinete, Mour√£o disse que o presidente Jair Bolsonaro "em nenhum momento tocou nesse assunto''.

Ontem (27), o líder do governo na C√Ęmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), anunciou que pretende propor um projeto de decreto legislativo para a realiza√ß√£o de plebiscito sobre a convoca√ß√£o de assembleia Constituinte para elaborar uma nova Constitui√ß√£o. Um dia antes, o parlamentar disse que a Constitui√ß√£o Federal de 1988 tornou o país "ingovern√°vel", e que o Brasil deveria consultar a popula√ß√£o sobre uma nova carta magna como no domingo (25) fez o Chile.

Conforme Hamilton Mour√£o, a ideia é iniciativa exclusiva de Barros e pode encontrar resistência "até porque outros parlamentares j√° se pronunciaram contr√°rios". O vice-presidente, no entanto, acrescentou que a proposta do líder do governo é "primeiro que se pergunte à popula√ß√£o se quer, aí se a popula√ß√£o desejar, se sim, aí vamos ver como vai ser feito, isso pode tudo ser feito na mesma pergunta".

O vice-presidente lembrou que a Constitui√ß√£o Federal tem 32 anos e "j√° tem v√°rias emendas, mais de 100 emendas". Segundo ele, "tem gente que considera que a gente pode continuar com ela, pelas características e a forma como ela foi montada, e paulatinamente vai se melhorando por meio dessas emendas que v√£o sendo realizadas. E tem gente que n√£o, que acha que tem que voltar tudo para a estaca zero".

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Coronavirus 728x90
InfoJud 728x90