Calendario IPVA 2024

Aprenda a fazer uma receita de biscoito de arroz vermelho

Por Redação em 28/10/2020 às 10:55:33
O arroz vermelho ou arroz da terra é um grão tradicional, principalmente no interior do Rio Grande do Norte. Biscoito de arroz vermelho

Reprodução/Inter TV Costa Branca

O arroz vermelho ou arroz da terra é um grão tradicional, principalmente no interior do Rio Grande do Norte. Os municípios de Apodi e Felipe Guerra, na região Oeste do Estado, concentram as maiores áreas de produção. Ainda assim, o grão é pouco consumido e geralmente é utilizado apenas no preparo de receitas como arroz de leite e arroz-doce.

Pensando em incentivar o consumo e o fortalecimento da cadeia produtiva, o gastrólogo e extensionista da Emater, Alexandre Dantas e a nutricionista do órgão, Leila Paiva desenvolveram uma receita de biscoito doce à base de farinha de arroz vermelho.

Ingredientes

Para fazer uma quantidade média de 20 biscoitos, nós vamos precisar de:

400 g de arroz vermelho (equivalente a cerca de 2 xícaras e meia)

3 bananas grandes bem maduras (aproximadamente 300g da fruta sem casca)

100 g de coco seco ralado e fresco

50 g de açúcar (cristal ou demerara (equivalente a ¾ de xícara)

2 ovos

50 ml de óleo

1 pitada de sal

Modo de fazer

O primeiro passo é fazer uma farinha com os grãos do arroz vermelho. Basta bater no liquidificador, até virar uma farinha fina. Depois é preciso passar numa peneira e reservar. Depois, com um garfo, é preciso amassar as bananas até virar um purê e na sequência, acrescentamos o açúcar, os ovos e o óleo. Vamos misturar essa massa, e em seguida acrescentamos a farinha de arroz vermelho. Misturamos mais uma vez, e logo depois adiciona-se o côco ralado e o sal. Misturamos mais um pouco até que a massa fique homogênea.

O próximo passo é cobrir essa massa e deixar ela descansar por cerca de 10 minutos. Alexandre explica que, como o arroz é integral, ele necessita de um tempo maior de hidratação.

Enquanto isso, untamos uma forma com óleo e polvilhamos com um pouco da farinha de arroz.

Com ajuda de uma colher de sopa vamos depositando porções da massa na forma. Por cima, jogamos um pouco de côco ralado pra finalizar.

Os biscoitos devem ser levados ao forno preaquecido, e devem ser assados por cerca de 50 minutos a 180 °.

Biscoito de arroz vermelho

Reprodução/Inter TV Costa Branca

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023