Calendario IPVA 2024

Só metade das crianças de 1 a 4 anos foram vacinadas em MG; campanha para atualizar caderneta termina nesta sexta

Por Redação em 28/10/2020 às 05:40:25
Ao todo, 484.424 crianças de 1 a 4 anos foram vacinadas contra a poliomielite até o momento em todo o estado. Campanha para atualizar caderneta de vacinação acaba na sexta (30)

Breno Esaki/Agência Brasília

Termina na próxima sexta-feira (30) a campanha de vacinação para atualizar a caderneta das crianças e adolescentes de até 14 anos, em todo o país.

Em Minas Gerais, segundo a secretaria de estado, 484.424 crianças de 1 a 4 anos foram vacinadas contra a poliomielite até esta segunda-feira (26) – o que corresponde a apenas 46,8% da cobertura vacinal. A estimativa era que 1.034.782 crianças nesta faixa etária fossem vacinadas.

Já em Belo Horizonte, 40.270 doses de vacina contra a poliomielite foram aplicadas nas crianças de 1 a 4 anos até a última sexta-feira (23) – 36,9% do esperado pela Secretaria Municipal de Saúde, que é de 109 mil crianças imunizadas.

Segundo a Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES), as baixas coberturas vacinais têm graves consequências quando o assunto é saúde pública.

"Entre os anos de 2017 e 2019, o estado enfrentou epidemia de febre amarela e surto de sarampo, respectivamente, em decorrência das baixas coberturas registradas", disse a SES.

Postos abertos na pandemia

A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que, mesmo com a pandemia da Covid-19, todos os centros de saúde estão abertos, com as salas de vacina funcionando normalmente.

De acordo com a prefeitura, os pais e responsáveis pela criança ou adolescente que não tiverem a caderneta de vacinação precisam informar a situação no posto de saúde próximo à casa onde moram para que os agentes façam outra caderneta e atualizem os dados.

Caso não haja registro, a orientação é fazer a vacinação de toda forma. Falta da caderneta ou do cadastro não impedem que a criança ou adolescente sejam imunizados.

Vacinas do calendário da criança e esquemas até os 7 anos:

BCG;

Hepatite B;

Pentavalente;

Poliomielite inativada;

Poliomielite oral;

Rotavírus;

Pneumo 10;

Meningocócica C;

Febre amarela;

Tríplice viral;

Tetra viral (tríplice viral e varicela);

DTP;

Hepatite A;

Varicela.

Vacinas do calendário da criança a partir dos 7 anos e do adolescente:

Hepatite B;

Febre amarela;

Tríplice viral;

DT;

DTPA;

Meningocócica ACWY;

HPV quadrivalente;

Varicela.

Veja os vídeos mais assistidos do G1 Minas nos últimos dias:

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023