Calendario IPVA 2024

Central de testes gratuitos para a Covid-19 tem longa fila de carros e espera por atendimento em Olinda

Por Redação em 25/10/2020 às 14:40:42
Serviço funciona no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, no modelo drive-trhuu, em que a pessoa não precisa sair do veículo. Motoristas formam fila no Centro de Convenções, em, Olinda, para fazer teste da Covid-19

Quem tentou fazer teste gratuito para detectar a Covid-19, neste domingo (25), no Centro de Convenções, em Olinda, no Grande Recife, teve que enfrentar longas filas de carros e horas de espera pelo atendimento. No local, as pessoas são atendidas no sistema drive-thru, quando não é necessário sair do veículo, e também podem buscar o serviço convencional (veja vídeo acima).

Veja a média móvel da pandemia em Pernambuco

Saiba o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus

Coronavírus: confira perguntas e respostas

Vídeos enviados para o WhatsApp da TV Globo mostraram uma longa fila de carros, em um dos portões do Centro de Convenções. Nas imagens foi possível observar a grande quantidade de veículos esperando para entrar na área onde são feitos os testes.

Moradora de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, também no Grande Recife, Andréa Lisboa levou a filha, uma adolescente de 16 anos, para fazer o teste.

Ela estava suspeitando que a garota havia contraído a doença e precisava do resultado do exame para levar para a escola onde a jovem estuda. Ela disse que tentou fazer o exame no sábado (24) e também não conseguiu.

"No domingo, chegamos às 10h30 e, agora, já passou das 12h35 e não tenho nem perspectiva para ser atendida. Disseram que o sistema está com problema", declarou.

Longa fila de carros se formou na entrada de central de testagem gratuita para Covid-19 , no Centro de Convenções, em Olinda, neste domingo (25)

Reprodução/WhatsApp

Segundo Andréa, além da demora, as pessoas que estavam na fila se queixavam da falta de organização. "Só os guardas estão atendendo e as informações repassadas estavam desencontradas", disse.

Funcionária de um hospital, Lúcia Souza chegou ao Centro de Convenções pouco depois das 11h deste domingo. Até as 13h30, ela não tinha sido atendida.

"Tenho uma parente que está internada com a Covid-19 e não posso voltar para trabalhar em um hospital sem saber se estou doente. Tive contato com ela e estou com medo", afirmou.

Lúcia informou que, ao chegar ao local dos testes, contou 35 carros na área de atendimento e, ao menos, 50 do lado de fora do Centro de Convenções.

"É muito humilhante para quem precisa. Não estamos aqui para diversão. É uma questão de saúde", declarou.

Resposta

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que, desde o início da pandemia, tem ampliado sua capacidade de processamento de exames de biologia molecular (RT-PCR), considerado padrão ouro para esse tipo de doença.

A SES disse, ainda, que "constantemente tem reforçado estratégias para garantir o acesso à testagem, que pode ser feita por todos os pernambucanos que possuem sintomas da doença, mesmo que leves, ou aqueles que tiveram contato com casos confirmados, mesmo estando assintomáticos".

Segundo o governo, para fazer o exame, a população pode acessar o Atende em Casa. Ao todo, 146 municípios aderiram a esse tipo de marcação, com data e hora agendados.

Na nota, a secretaria informou que há quatro centros de testagem sob gestão estadual. Entre eles, está o do Centro de Convenções de Pernambuco.

Ainda de acordo com o estado, desde o início de julho, a população também pode se dirigir espontaneamente ao posto avançado de testagem para Covid-19 no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa). O local funciona de segunda a sexta, das 7h às 15h.

No Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, Recife, a marcação é feita pelo Atende em Casa.

Para os profissionais da educação, e seus contatos no ambiente de trabalho e domiciliar, há centro de testagem na sede da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, na Avenida Afonso Olindense, 1513, Várzea, no Recife. O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. O agendamento é pelo Atende em Casa.

A secretaria informou que que todos os seus centros de testagem realizam os exames do tipo RT-PCR, indicado para quem está com sintomas gripais até o sétimo dia do início do quadro, podendo, porém, ser estendido até o décimo dia, caso persistam os sintomas.

Também é oferecido o teste rápido, para os casos em que o paciente esteja há mais de sete dias do início dos sintomas e também com mais de 72 horas desde o desaparecimento dos sintomas. Esses também são ofertados pelas redes municipais

Testagem drive thru no Centro de Convenções reforça luta contra Covid-19 em Pernambuco

Operação

A unidade de testagem para a Covid-19 no modelo "drive-thru", começou a funcionar no Centro de Convenções em 22 de setembro. A estrutura funciona todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos, das 8h às 17h (veja vídeo acima).

O local oferece, de forma gratuita e sem necessidade de agendamento prévio, dois exames que identificam o novo coronavírus no organismo humano.

O RT-PCR, que analisa uma amostra coletada na narina e garganta para detectar a presença ou não do vírus ativo no organismo, e o teste rápido, feito com uma gota de sangue (veja vídeo abaixo).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o resultado do teste rápido sai em até 15 minutos, já o resultado do RT-PCR é enviado pelo e-mail ou disponibilizado no local para retirada.

Espaço de testagem para a Covid-19 em 'drive-thru' começa a funcionar em Olinda

Covid-19 em Pernambuco

Foram contabilizados, no sábado (24), 724 novos casos e 11 óbitos por Covid-19, em Pernambuco. Com esses números, o estado passou a somar 159.220 confirmações e 8.542 mortes de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Os dados são registrados desde março (veja vídeo abaixo).

Pernambuco registra mais 724 casos de coronavírus e 11 mortes

VÍDEOS: saiba as principais novidades sobre a vacina da Covid-19

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023