Calendario IPVA 2024

Bolsas de NY têm perdas na semana, com dúvidas sobre estímulos fiscais nos EUA

Por Redação em 23/10/2020 às 19:05:27
Poucos investidores acreditam que um acordo para lançar o pacote de estímulos será aprovado antes da eleição presidencial. Os índices acionários de Nova York fecharam a sessão desta sexta-feira (23) sem direção única, mas encerraram a semana com perdas, interrompendo uma sequência de três semanas consecutivas de alta para o Dow Jones e o S&P 500, e de quatro para o Nasdaq.

Após ajustes, o Dow Jones fechou em queda de 0,10%, a 25.335,57 pontos, enquanto o S&P 500 subiu 0,34%, a 3.465,39 pontos, e o Nasdaq avançou 0,37%, a 11.548,28 pontos. No acumulado semanal, o Dow Jones recuou 0,95%, o S&P 500 caiu 0,53% e o Nasdaq cedeu 1,06%.

As movimentações do mercado acionário americano em grande parte refletiram as expectativas dos investidores em relação às negociações de um novo pacote de estímulos fiscais nos EUA.

Hoje, os índices receberam algum suporte dos comentários de ontem da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, a democrata Nancy Pelosi, que disse que as negociações com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, estavam "quase lá" em termos de resolver algumas das áreas mais espinhosas de desacordo entre as partes.

Poucos investidores acreditam, porém, que um acordo consiga ser aprovado - e muito menos implementado - antes da eleição marcada para o dia 3 de novembro, com vários dos senadores republicanos já se declarando contrários a um grande plano de gastos de cerca de US$ 2 trilhões. O líder do Senado, o republicano Mitch McConnell, se recusou ontem a se comprometer com uma votação pré-eleitoral sobre um pacote de estímulos fiscais.

Pelosi e Trump trocam acusações sobre estímulo fiscal referente à Covid-19

Os investidores avaliam agora a possibilidade de que uma ampla vitória democrata em novembro, com o partido tomando o controle da Casa Branca e de maiorias na Câmara dos Deputados e no Senado simultaneamente - uma chamada "onda azul" - poderia destravar as negociações, permitindo a aprovação de um pacote bem maior de auxílio no ano que vem.

Eleições nos EUA 2020: por que o presidente dos EUA é sempre dos partidos Republicano ou Democrata

Em debate mais contido, Trump e Biden divergem sobre pandemia e trocam ataques pessoais

As ações do setor financeiro receberam um impulso ontem e fecharam próximas da ponta positiva do S&P 500 após os comentários de Pelosi. Na semana, o setor subiu 1,03% e foi um dos quatro setores que encerraram a semana com ganhos, ao lado das ações de serviços de comunicação (+2,13%), de serviços de utilidade pública (+1,18%) e de energia (+0,52%).

Veja as últimas notícias de economia

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023