Calendario IPVA 2024

Eleições 2020 - TSE lança tira-dúvidas no WhatsApp

Por Redação em 23/10/2020 às 09:30:30

Para ajudar a tirar dúvidas dos eleitores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou um assistente virtual que funciona pelo aplicativo do WhatsApp. Chamado de "Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp", o recursofoi lançadocom o objetivo defacilitar o acesso do eleitor a informações relevantes sobre as eleições municipais de 2020 e reforçar o combate à desinformação durante o período eleitoral.

O tira-dúvidas funciona por meio de umchatbotoubot (assistente virtual),como também é chamado, que traz informações sobre diferentes temas de interesse do eleitor, desde cuidados com a saúde para votar, informações sobre dia, horário e local de votação até dicas para mesários e informações sobre candidatura, entre outros temas.

Para interagir com o assistente virtual, basta acessar a câmera do seu celular e apontá-la para o QR Code, ou adicionar o telefone+55 61 9637-1078à sua lista de contatos, oupor meio dolinkwa.me/556196371078.

A cada tema apresentado, ochatbotoferece uma série de tópicos para o eleitor escolher. Após digitar o número do tópico escolhido, o assistente virtual apresenta as informações solicitadas.

Segundo o TSE, o assistente virtual oferece ainda um serviço voltado exclusivamente ao esclarecimento de notícias falsas, as chamadasfake news, envolvendo o processo eleitoral brasileiro. O tópico, chamado de "Fato ou Boato?" disponibiliza ao usuário alguns conteúdos desmentidos por agências de checagem de fatos.

Por meio dele é possível desmistificar "os principais boatos sobre a urna eletrônica ou assistir a vídeos do biólogo e divulgador científico Átila Iamarino, com dicas de como identificar conteúdos enganosos disseminados por meio da internet durante a pandemia de covid-19,informou o TSE.

Além disso, o TSE firmou acordo com representante do setor de telecomunicações no Brasil, para garantir que usuários possam acessar conteúdos dositeda Justiça Eleitoral sem gastar seu pacote de dados entre setembro e novembro, no período quevai desde a campanha eleitoral até o fim do segundo turno.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023