Calendario IPVA 2024

Dois são condenados a mais de 160 anos pela morte de jovens após feira agropecuária no Acre

Por Redação em 22/10/2020 às 11:25:58
O réu Luiz Gonzaga foi absolvido dos crimes. Júri popular durou dois dias e terminou por volta das 19h30 dessa quarta-feira (21) na 2ª Vara do Tribunal do Júri. Dois são condenados a mais de 160 anos pela morte de adolescentes após feira agropecuária no Acre

Divulgação/Polícia Civil

Após dois dias de júri dois homens foram condenados a mais de 160 anos pela morte de três adolescentes que desapareceram após saírem da Expoacre em agosto de 2018. Um dos réus, Luiz Gonzaga, foi absolvido dos crimes. O julgamento terminou nessa quarta-feira (21) por volta das 19h30, na 2ª Vara do Tribunal do Júri.

Entre os condenados estão Clenilton Araújo de Souza e Francimar Conceição da Silva. Segundo a sentença, Souza foi condenado a mais de 89 anos e Silva a 77 anos pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. Eles também tinham sido denunciados pelo crime de estupro, mas não houve condenação para esse crime.

Os adolescentes Vitor Vieira de Lima, de 18 anos, Amanda Gomes, de 14, Isabele Silva Lima, de 13, desapareceram no dia 5 de agosto de 2018 e foram achados mortos no bairro Taquari, na região do segundo distrito de Rio Branco.

No primeiro dia de julgamento, nessa terça-feira (20), que começou às 8h e durou até 20h, quando foram ouvidas 14 testemunhas, já no segundo dia de júri foi a vez da fala da acusação, por parte do Ministério Público, e da defesa.

O G1 tentou contato com os advogados Silvano Santiago e Viviane Nascimento, da defesa de Souza, mas não obteve resposta até última atualização desta reportagem. A reportagem não conseguiu contato com a defesa do outro condenado.

O júri do trio chegou a ser marcado para o dia 1º de abril, mas foi suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus. Desde o mês de março deste ano, quando foram registrados os primeiros casos de Covid-19 no estado, a Justiça estava realizando apenas audiências por videoconferências.

Luiz Gonzaga foi absolvido dos crimes após dois dias de júri

Divulgação/Polícia Civil

Denúncia

A 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco aceitou a denúncia do Ministério Público do estado (MP-AC) contra o trio em janeiro de 2019 e eles viraram réus no processo.

Souza e Silva foram presos no dia 6 de outubro de 2018 e estão no Presídio Francisco D"Oliveira Conde, em Rio Branco. Já Luiz Gonzaga foi preso no dia 13 de março do ano passado, após meses foragido.

Outros dois homens foram presos suspeitos de participação nos crimes. Amauri Sandro foi preso, no dia 31 de outubro de 2018, e Rafael Sidarta Messias, de 18 anos, foi preso no dia 11 de março do ano passado. Eles dois não chegaram a virar réus no processo.

O ciúme teria sido a motivação para a morte dos adolescentes, de acordo com o delegado da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) que investigou o caso, Rêmulo Diniz.

Amanda Gomes (esq.), Isabele Lima e Vitor de Lima sumiram no domingo (5) quando saíram para a Expoacre

Arquivo da família

Desaparecimento e mortes

Vitor Vieira de Lima, de 18 anos, Amanda Gomes, de 14, Isabele Silva Lima, de 13, desapareceram no dia 5 de agosto de 2018. Lima foi achado dias após o sumiço. De acordo com o delegado, ele foi esfaqueado e atirado dentro de um poço ainda vivo e morreu afogado. Já Isabele foi achada morta em uma área de mata.

No dia 23 de agosto de 2018, os ossos de Amanda foram encontrados pela polícia. A ossada estava em formato de triângulo. Outra particularidade é que faltavam quatro dentes da parte da frente no crânio e havia sinais de que o corpo da vítima tinha sido queimado.

VÍDEOS: Jornal do Acre 1ª edição - AC de quarta, 21 de outubro

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023