O Assunto #304: Vacina - avanços, dúvidas e disputa política

Por Redação em 22/10/2020 às 04:55:31
Enquanto testes clínicos são realizados e a Anvisa reforça que qualquer vacina só será autorizada após rigorosa avaliação, autoridades prometem datas irreais e batem cabeça em esfera federal. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Nada no mundo é tão aguardado hoje quanto a imunização contra o Sars-CoV-2. O desenrolar dos testes clínicos é sujeito a fatalidades - como a morte do voluntário brasileiro que recebia placebo no experimento com o produto de Oxford - e imprevistos, o que leva a maioria dos cientistas a situar o início da vacinação em larga escala no segundo semestre de 2021. Ao passo que governantes -interessados em se autopromover e detonar adversários- acenam com datas bem mais próximas, até neste ano. O descompasso entre a ciência e a política, enquanto a população enfrenta as aflições da pandemia, é abordado nas duas entrevistas deste episódio, com o biólogo Gustavo Cabral e o jornalista da TV Globo Ãlvaro Pereira Jr. Cabral, que lidera os trabalhos de desenvolvimento de vacinas anti-Covid no departamento de Imunologia da USP, esclarece o grau de eficácia que podemos esperar da primeira vacina e quem dará a palavra final sobre sua liberação. Ãlvaro desfaz mitos e ilusões dessa discussão, além de alertar para a necessidade de combater não apenas o vírus, mas também a desinformação.

O que você precisa saber:

Morre voluntário brasileiro que participava dos testes de Oxford

'Não há intenção de compra de vacinas chinesas', diz Ministério da Saúde

Ministério anuncia compra de 46 milhões de doses da vacina CoronaVac

Em meio a disputa sobre vacina para Covid, presidente da Anvisa nega 'influência externa'

Veja quais são as vacinas contra a Covid-19 que estão em teste em humanos ao redor do mundo

Calendário Nacional de Vacinação

Veja aqui as datas e as vacinas indicadas para cada faixa etária

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Renata Bitar, Vitor Muniz e Danniel Costa. Apresentação: Renata Lo Prete

Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023