Embaixadora e senador levarão a Putin carta em que Bolsonaro pede soltura de brasileiro Robson

Por Redação em 21/10/2020 às 21:40:28
Mensagem deve ser entregue na próxima semana, diz Nelsinho Trad. Motorista foi detido há mais de um ano por levar substância proibida na bagagem, a pedido da família do jogador Fernando. O presidente Jair Bolsonaro deve enviar na próxima semana uma carta ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, para pedir a soltura do brasileiro Robson Oliveira – preso em 2019 ao entrar no país europeu com duas caixas de remédios para a família do jogador de futebol Fernando.

O documento deve ser levado à Rússia pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, e pela secretária de Negociações Bilaterais na Ãsia, Pacífico e Rússia do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Márcia Donner Abriu.

Fernando admite que remédio levado à Rússia era para o sogro: veja entrevista na íntegra

A viagem já havia sido marcada porque, na quarta-feira (28), a embaixadora participa de uma "Reunião de Consultas Políticas Brasil-Rússia". A carta deve ser entregue ao governo russo na mesma oportunidade.

"Na ocasião, a Embaixadora será portadora de carta dirigida pelo Senhor Presidente da República ao Presidente Vladimir Putin pedindo a ajuda do alto mandatário russo no bom encaminhamento do caso do cidadão brasileiro Robson Nascimento de Oliveira, ora detido naquele país", afirma ofício encaminhado ao Senado nesta quarta pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

À TV Globo, Nelsinho Trad afirmou que recebeu uma ligação do próprio presidente Jair Bolsonaro, pedindo ajuda para tratar do tema com o governo russo.

"A carta faz um apelo para se reparar a Justiça neste caso, porque o Robson acabou entrando em uma situação por total desconhecimento, por um medicamento que tem uso permitido no Brasil", diz o senador.

A comitiva deve embarcar para a Rússia na próxima segunda (26), com retorno ao Brasil marcado para sexta-feira (30). Não há data definida para que a Justiça russa julgue o caso de Robson.

Apoio de Bolsonaro

No último dia 6, o presidente Jair Bolsonaro já havia afirmado em redes sociais que faria contato com o governo Putin para pedir a liberação de Robson Oliveira. O caso foi revelado em reportagens exclusivas do "Esporte Espetacular".

"A justiça russa é bastante rígida, mas um perdão do Governo local será buscado por nós. Entramos no caso e o Brasil buscará, diplomaticamente, o retorno de Robson ao Brasil", escreveu Bolsonaro naquele momento.

O caso foi levado à presidência da República pelo jogador Felipe Melo, do Palmeiras. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também declarou em entrevista que pretendia discutir o caso com Bolsonaro.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023