Rede e Cidadania entram com representação contra Chico Rodrigues

Por Redação em 16/10/2020 às 12:30:27

Os partidos Rede Sustentabilidade e Cidadania protocolaram em conjunto nesta sexta-feira, 16, pedido de perda de mandato do senador Chico Rodrigues (DEM) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado. O senador foi flagrado na quarta-feira, 14. com R$ 30 mil na cueca durante ação da Polícia Federal (PF) que investigava desvio de recursos públicos no combate ao novo coronavírus em Roraima. O presidente do Cidadania, Roberto Freire, e o porta-voz da Rede, Pedro Ivo Batista, assinam a representação.

O fato foi descrito como "vergonhoso" e a representação pede a pena de perda definitiva do mandato do senador Chico Rodrigues. "No último dia 14, foi amplamente noticiado um fato que envergonha o Senado como instituição da República, o cargo de Senador da República e a sociedade brasileira como um todo", diz o documento. O pedido destaca que o senador é membro da Comissão Mista do Congresso Nacional criada para acompanhar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas ao novo coronavírus.

Leia também

Lula pede 'indignação' à população e critica governo Bolsonaro: 'Miliciano da pior qualidade'

Constantino sobre Chico Rodrigues: 'Barroso quer jogar para a plateia, é a intervenção de um poder no outro'

Josias comenta afastamento de Chico Rodrigues: 'Debilidade do senador pode livrá-lo da sanção cautelar'

Caso comprovada a denúncia, os partidos argumentam que a influência de Chico se estenderia desde a obtenção dos recursos em Brasília até o seu gasto no órgão estadual de Roraima. "Fica claro que o Senador estava no exercício pleno das suas funções perante o Senado Federal quando da alegada prática de delito. Além disso, na perspectiva de que são reais os fatos alegados na denúncia, teríamos o uso das prerrogativas parlamentares para obter vantagem indevida", justifica.

 

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023