Calendario IPVA 2024

Halo causado por reflexo de raios de sol em cristais de gelo é registrado no RS

Por Redação em 15/10/2020 às 17:40:31
Fenômeno semelhante ao arco-íris, geralmente chega antes da chegada de uma frente fria sobre a região, explica a Somar Meteorologia. Efeito foi registrado por moradores no Norte e na Região Central do RS Tempo deve seguir firme em boa parte do RS nesta sexta-feira (16)

Um fenômeno chamado halo solar foi registrado nesta quinta-feira (15) no Rio Grande do Sul. Causado pela incidência da luz solar sobre cristais de gelo de nuvens, o halo foi visto por moradores de pelo menos duas regiões: a Norte a o Centro do estado.

Em Ibiraiaras, Eduarda Lia Zanchet registrou o fenômeno óptico. Imagem abaixo:

Fenômeno é semelhante ao arco-íris, pois é causada pelo reflexo de raios de sol em cristais de gelo. Foto foi tirada em Ibiraiaras

Eduarda Lia Zanchet

Segundo a meteorologista Gabriele Golart, da Somar Meteorologia, o halo se forma através dos cristais de gelo das nuvens do tipo Cirrostratus, que são nuvens mais altas da atmosfera, compostas principalmente por esses cristais de gelo.

"Ou seja, quando a luz do sol incide sobre as nuvens de cristais de gelo ocorre uma refração que proporciona uma dispersão da luz solar que, ao olho nu, mostra cores semelhantes ao do arco-íris ao redor do sol", afirma.

O halo acontece em tempos mais firmes, mas geralmente antes da chegada de uma frente fria.

"Esse final de semana temos previsão de chuva, mas por conta de um sistema de baixa pressão atmosférica que atua na Argentina. No extremo sul do continente, uma frente fria avança, mas ela só deve atuar no RS no início da próxima semana", explica Gabriele.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023