Calendario IPVA 2024

O Assunto #298: Boi bombeiro - ele pode ajudar o Pantanal?

Por Redação em 15/10/2020 às 02:10:29
Gado pantaneiro tem função importante para evitar o avanço das queimadas. Mas não o suficiente para evitar a tragédia deste ano - que começou com focos de incêndio dentro de grandes fazendas. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Cobrado pela devastação dos incêndios no Centro-Oeste, o governo resolveu introduzir um novo personagem na história. Primeiro foi a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que em uma audiência com senadores disse que, se houvesse mais gado na região, o fogo não teria avançado tanto. A declaração foi reproduzida -- com dose maior de fantasia -- pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Enquanto isso, segue a destruição: o número de focos de calor é o maior desde 1998, e mais de um quarto do bioma já foi consumido. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa Sandra Santos, pesquisadora da Embrapa, que explica o papel da alimentação do gado pantaneiro na prevenção dos incêndios. E mostra como a seca extrema deste ano impediu que isso acontecesse. Participa também Geraldo Alves Damasceno, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e doutor em Biologia Vegetal. Ele desmonta a ideia de que um rebanho maior teria resolvido o problema e aponta soluções de manejo para tentar salvar a maior planície alagada do mundo.

O que você precisa saber:

Ministra: se houvesse mais gado no Pantanal desastre das queimadas teria sido 'até menor'

Por que a teoria do 'boi bombeiro' no Pantanal, citada pela ministra da Agricultura, é mito

Salles diz que governo federal só fiscaliza 6% do Pantanal e que restante cabe aos estados

Especialistas rebatem ministro: 'Salles não é ministro de apenas 6% do Pantanal'

Seca e ventos fortes contribuem para o pior cenário registrado no Pantanal em MT nos últimos 22 anos

Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas)

Saiba o endereço e o contato das unidades dos Cetas

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Renata Bitar, Vitor Muniz e Danniel Costa. Apresentação: Renata Lo Prete

Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023