Calendario IPVA 2024

Mortes por Covid-19 vão a 699 no Sul de Minas; casos passam dos 27,4 mil, aponta Estado

Por Redação em 29/09/2020 às 13:12:52
Mais cinco mortes e outros 165 novos casos da doença foram confirmados nesta terça-feira (29). Mais cinco mortes e outros 165 novos casos de Covid-19 foram confirmados no Sul de Minas nesta terça-feira (29) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Com os novos dados, a região chegou agora a 27.479 casos confirmados da doença, com 699 mortes.

Estes dados são referentes ao balanço publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e podem apresentar divergências com os já divulgados por prefeituras, devido a períodos diferentes de fechamento. O G1 Sul de Minas informa diariamente por volta de 11h os dados do Estado e ao final do dia, novos casos divulgados em boletins municipais.

As novas mortes confirmadas pela SES-MG ocorreram em:

24ª e 25ª de Extrema

6ª de Ibiraci

3ª de Itaú de Minas

7ª de Três Pontas

Uma morte que já havia sido divulgada em Brazópolis foi retirada do boletim estadual nesta terça-feira pela secretaria. Com isso, a cidade passa a ter duas mortes confirmadas pela doença.

Além disso, foram confirmados 165 novos casos em 44 cidades:

+40 Santa Rita do Sapucaí

+13 Três Pontas

+12 Pouso Alegre

+9 Paraguaçu

+7 Extrema

+5 Varginha

+4 Baependi, Borda da Mata, Campestre, Fama, Ipuiúna e São Gonçalo do Sapucaí

+3 Alpinópolis, Camanducaia, Capetinga, Carmo de Minas, Conceição das Pedras, Itapeva e Santa Rita de Caldas

+2 Congonhal, Cruzília, Estiva, Gonçalves, Itutinga, Jacutinga, Nova Resende, Passos e Senador José Bento

+1 Areado, Caldas, Carvalhos, Cássia, Lambari, Munhoz, Olímpio Noronha, Poço Fundo, Pouso Alto, São João Batista do Glória, São Sebastião da Bela Vista, São Tiago, Sapucaí-mirim, Serrania, Tocos do Moji e Brazópolis

Conforme o boletim do Estado, Pouso Alegre lidera a lista de casos na região com 2.737 registros, sendo 58 mortes. Extrema tem 2.255 casos, com 25 mortes. Itajubá tem 1.361 registros, com 45 mortes e Poços de Caldas tem 1.196 casos, com 33 mortes.

Ao todo, Minas Gerais tem 292.291 casos confirmados de coronavírus, sendo 7.259 mortes por Covid-19. Conforme a secretaria, 257.167 pessoas já estão recuperadas da doença.

Cidades com mais casos confirmados de Covid-19 no Sul de Minas

Divergência de números

Os número de casos suspeitos e confirmados divulgados pela SES-MG têm sido diferentes dos que estão sendo anunciados diariamente em boletins de prefeituras.

Sobre isso, a secretaria informou que assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso.

Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

Dessa forma, é necessário percorrer todo este fluxo de notificação para que os casos sejam incluídos no boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG e, por esta razão, divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG, podem ocorrer, tanto em relação a casos suspeitos quanto a casos confirmados.

Dicas de prevenção contra o coronavírus

Arte/G1

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023