Calendario IPVA 2024

Músicas para descobrir em casa - 'De nosso amor tão sincero' (Ivan Lins e Vitor Martins, 1988) com Fafá de Belém

Por Redação em 24/09/2020 às 00:32:44
Capa de 'Sozinha', álbum de Fafá de Belém

Frederico Mendes

? MÚSICAS PARA DESCOBRIR EM CASA – De nosso amor tão sincero (Ivan Lins e Vitor Martins, 1988) com Fafá de Belém

? Quando abriu alas para um cancioneiro politizado, ao firmar parceria com o letrista paulista Vitor Martins a partir de 1974, o compositor carioca Ivan Lins levantou a voz para denunciar tiranias do Brasil dos anos 1970.

Com a poesia de Vitor Martins, compositor que muitas vezes recorreu às metáforas para poder dizer o que precisava ser dito na luta contra a ditadura, Ivan Lins radiografou o estado de espírito do povo de um país amado por esse compositor que ganhou projeção nacional em 1970 e, desde então, construiu obra que vem ficando tristemente atual nos últimos anos.

Canção apresentada na voz de Fafá de Belém no álbum Sozinha, produzido e lançado pela cantora paraense em 1988, De nosso amor tão sincero surgiu em outro momento do Brasil. O país já estava livre da ditadura. Mas estava afundado em corrupção e em inflação. Foi no desanimador contexto sócio-político desse Brasil de 1988 que Ivan Lins e Vitor Martins apresentaram canção de amor escrita com enfoque social.

Na letra, o desgaste da relação afetiva é fruto da "luta diária" e da "tamanha injustiça que se alastra pelo país", não de desentendimento entre o casal.

Uma das mais inspiradas e melancólicas canções da dupla de compositores, De nosso amor tão sincero ficou perdida no disco de Fafá, até porque a gravação – arranjada pelo próprio Ivan Lins – soou fora do tom de álbum pautado por canções de cepa (bem) mais popular.

Além de arranjar a faixa, Ivan tocou piano e fez vocais – um contracanto terno, sem letra – quando Fafá começava a cantar pela segunda vez os versos sensíveis de Vitor Martins. Ivan Lins gravou De nosso amor tão sincero no álbum Amar assim (1989) e, na sequência, incluiu a canção no roteiro da gravação do show que gerou o disco 20 anos ao vivo (1991).

Em 2014, ao idealizar disco para celebrar os 40 anos da parceria com Vitor Martins, Ivan voltou à canção De nosso amor tão sincero, reapresentada no álbum América, Brasil (2015) em gravação adornada com o toque da gaita do músico suíço Gregoire Maret.

Antes, em 2012, o grupo InventaRio – formado pelos músicos italianos Ferruccio Spinetti (baixo), Francesco Petreni (bateria e percussão) e Giovanni Ceccarelli (piano e teclados) com o brasileiro Dadi Carvalho – verteu De nosso amor tão sincero para o italiano. A canção virou Amore sincero nos versos em italiano escritos por Max De Tomassi para o álbum InventaRio encontra Ivan Lins.

Em qualquer língua, De nosso amor tão sincero é canção de idioma universal que Fafá de Belém, atenta aos recentes sinais políticos do Brasil, incluiu no roteiro do show Humana (2019) em interpretação a capella que potencializou a força comovente dessa bela canção de Ivan Lins e Vitor Martins.

? Ficha técnica da Música para descobrir em casa 32 :

Título: De nosso amor tão sincero

Compositores: Ivan Lins e Vitor Martins

Intérprete original: Fafá de Belém

Álbum da gravação original: Sozinha

Ano da gravação original: 1988

Regravações que merecem menções: as de Ivan Lins nos álbuns Amar assim (1989), 20 anos ao vivo (1991) e América, Brasil (2014).

? Eis a letra da música De nosso amor tão sincero :

"Não fosse a nossa consciência

A gente teria mais tempo

Pra se envolver nos mistérios

De nosso amor tão sincero

Não fosse a tamanha injustiça

Que se alastra por todo o País

A gente teria mais chance

De estar junto e feliz

Não fosse a luta diária

Que mal dá pra ver os filhos

Não fosse o bem desgovernado

Teimando em sair dos trilhos

A gente estaria tranquilo

Um bem dentro do outro

Vivendo no mesmo corpo

Como devem ser os casais

Sonhando com coisas reais

E dançando, e cantando...

E dançando, e cantando..."

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023