CNMP decide investigar conduta de procurador por outdoor em homenagem à Lava Jato

Por Redação em 22/09/2020 às 13:52:48
Diogo Castor de Mattos pagou por outdoor que mostrava dez procuradores da força-tarefa. Corregedor apontou improbidade em promoção dos integrantes da Lava Jato. O plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu nesta terça-feira (22), por unanimidade, instaurar processo administrativo disciplinar para apurar a conduta do procurador da República no Paraná Diogo Castor de Mattos, que pagou por um outdoor em homenagem à Operação Lava Jato.

Os conselheiros seguiram o voto do corregedor nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis, que afirmou que a conduta pode representar ato de improbidade administrativa.

"Representou, ao fim e ao cabo, uma promoção dos integrantes da força-tarefa. Tal conduta caracteriza, em tese, violação dos deveres funcionais", afirmou.

A abertura do processo abre prazo para a produção de provas e, ao final, deve ser decidido se o procurador deve sofrer punição. O conselho deve apurar se o procurador utilizou nome de terceiros para contratar a publicidade e a origem do dinheiro.

O outdoor, instalado em 2019, continha imagem de dez procuradores integrantes da Força-Tarefa da Lava Jato de Curitiba, acompanhada do texto: "Bem-vindo à República de Curitiba – terra da Operação Lava Jato – a investigação que mudou o país. Aqui a lei se cumpre. 17 de março, cinco anos de Operação Lava Jato – O Brasil Agradece".

O relator adiantou que entende que a pena para o caso é a de demissão, com afastamento de 90 dias, se os fatos forem comprovados ao final do processo.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023