Calendario IPVA 2024

O Assunto #279: Onça-pintada sob ameaça no Pantanal

Por Redação em 21/09/2020 às 01:43:05
Metade das onças-pintadas do mundo vivem no Brasil. Entre elas, Ousado, que teve as quatro patas queimadas pelo fogo que arrasa o Pantana, mas sobreviveu. O incêndio, contudo, segue colocando a espécie em risco. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

O fogo que se alastra pelo Pantanal devasta a mata nativa e coloca em risco a rica fauna local. Até as destemidas onças-pintadas, animais que pesam até 150 quilos e estão no topo da cadeia alimentar pantaneira, estão em risco. Das mais de 170 mil onças-pintadas que existem no mundo, 86 mil vivem no Brasil. Entre elas, Ousado. O jovem macho de dois anos por pouco não foi uma das vítimas fatais do incêndio. Neste episódio, Renata Lo Prete conta como ele foi salvo pela equipe de resgate. Renata conversa também com o biólogo Fernando Tortato, da ONG Panthera, que trabalha pela proteção de felinos selvagens, e com Cláudia Geigher, repórter da TV Globo que cobre a região há duas décadas. Fernando detalha as características da onça-pintada, sua relevância para o ecossistema e as consequências da tragédia ambiental para seu habitat. Cláudia conta as repercussões do incêndio para os demais animais do bioma e atualiza como está o trabalho dos voluntários para conter as chamas.

O que você precisa saber:

Força-tarefa investiga número de animais mortos no Pantanal

A luta pela sobrevivência do maior felino das Américas em meio às queimadas históricas no Pantanal

85% de parque no Pantanal de MT que abriga maior refúgio de onças-pintadas no mundo foi destruído por incêndios

Mais uma onça-pintada ferida em incêndio no Pantanal passa por tratamento com células-tronco, em Corumbá de Goiás

Voluntários de Minas ajudam no resgate de animais feridos em queimada no Pantanal

SERVIÇO

Instituições que atuam no Pantanal;

Canal de denúncia para crimes ambientais.

O podcast O Assunto é produzido por: Rodrigo Ortega, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Giovanni Reginato, Mônica Mariotti e Renata Bitar. Apresentação: Renata Lo Prete

Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023