Agro Noticia 728x90

Fumaça das queimadas parte de São Paulo em direção ao RJ e MG

Por Redação em 20/09/2020 às 04:39:42

A fuma√ßa gerada nas queimadas doPantanal, Amazônia e Bolívia est√° a caminho do Rio de Janeiro e Minas Gerais, após atingir a cidade de S√£o Paulo e o interior do Estado neste s√°bado, 19. Agora, a tendência é que a qualidade do ar na regi√£o sudeste piore, o que pode provocar problemas respiratórios na popula√ß√£o, além da ocorrência de chuva preta, de acordo com a MetSul Mereorologia. O número de focos de incêndio no Pantanal bateu recorde para um mês apenas nos primeiros 16 dias de setembro. Além disso, nos últimos dias, a Bolívia voltou a enfrentar grandes queimadas, o que representa mais uma fonte de carbono negro na atmosfera.

A fuma√ßa j√° est√° contribuindo para piorar a qualidade do ar em alguns pontos da regi√£o metropolitana paulista. De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de S√£o Paulo (Cetesb), foram registrados hoje alertas laranja e vermelho, que sinalizam qualidades de ar ruim e muito ruim, respectivamente. A MetSul Meteorologia prevê ainda a possibilidade de ocorrência de chuva preta na capital e no interior paulista e em alguns locais do Mato Grosso do Sul até o início da semana. O mesmo fenômeno aconteceu em agosto do ano passado, quando nuvens escuras típicas de um dia de tempestade, com redu√ß√£o de luminosidade, provocaram a sensa√ß√£o de que a noite tinha chegado mais cedo do que habitualmente. Neste caso, a chuva preta foi causada por incêndios na Bolívia e na regi√£o amazônica.

Leia também

S√£o Paulo pode sofrer com consequências das queimadas do Pantanal neste fim de semana

Desmatamento na Amazônia é conto do vig√°rio em escala planet√°ria

'Vocês n√£o entraram na conversinha mole de 'fica em casa'', diz Bolsonaro no Mato Grosso

Presidente da República, Jair Bolsonaro est√° sendo questionado quanto a sua gest√£o na preserva√ß√£o do meio ambiente. O chefe do Executivo, inclusive, chegou a sofrer com os efeitos das queimadas, quando seu voo para Sinop, no Mato Grosso, precisou arremeter por causa das fuma√ßas provocadas pelos incêndios. O mandat√°rio, no entanto, j√° rebateu os críticos diversas vezes, minimizando o problema.

*Com informa√ß√Ķes do Estad√£o Conteúdo

Fonte: JP

Coronavirus 728x90
InfoJud 728x90