Mourão defende que dados de queimadas passem por 'ajustes e correções' para que informação seja a 'expressão da verdade'

Por Redação em 19/09/2020 às 19:36:24
Em artigo publicado em rede social, vice-presidente diz que dados do Inpe indicam focos de calor, o que não significa que haja um incêndio. Mourão pede análise qualitativa dos números. O vice-presidente, Hamilton Mourão, em imagem do dia 11 de maio

Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, defendeu neste sábado (19), em artigo publicado em uma rede social, que os dados de queimadas passem por análise qualitativa que levem a "ajustes e correções" para que "a informação produzida seja a expressão da verdade".

Na terça-feira (15), sem citar nome ou provas, Mourão disse que "alguém" no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que faz "oposição" ao governo do presidente Jair Bolsonaro prioriza a divulgação de dados negativos sobre queimadas. Na quarta-feira (16), afirmou que desconhecia que dados de queimadas são públicos e pede análise qualitativa ao Inpe.

"É importante que os dados sejam transparentes, contudo submetidos a uma análise qualitativa por meio de processo inteligente, levando a ajustes e correções, necessários para o combate às ilegalidades e para que a informação produzida seja a expressão da verdade", escreveu Mourão.

No artigo, ele afirma que, para compreendermos a realidade das queimadas amazônicas e termos capacidade de interpretar os números divulgados, é preciso entender o que significam os focos identificados pelos satélites de referência utilizados pelo Inpe.

"As imagens acusam todos os focos de calor, o que não significa incêndio, pois qualquer área com temperatura acima de 47º - uma fogueira por exemplo – é assim identificada", disse no artigo.

Na quarta (16), o vice-presidente se reuniu com o diretor do Inpe, Darcton Policarpo Damião, no gabinete da Vice-Presidência, em Brasília. Mourão, que preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal, pediu ao diretor do Inpe que faça uma análise qualitativa dos dados para identificar áreas onde ocorrem mais queimadas.

No artigo, Mourão diz que as queimadas que estão ocorrendo na Amazônia não são "padrão Califórnia ou Austrália" e que as ações do governo federal buscam reduzi-las e também atenuar seus efeitos nocivos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

"Sim, as queimadas acometem a floresta amazônica e outros biomas do País – e também do mundo, não somos a única nação a enfrentar esse problema -, especialmente no período da seca, quando os índices historicamente se elevam. Mas não na proporção trágica e com o descaso dos governantes como querem crer os donos das cartolas e dos coelhos" afirmou.

O vice-presidente diz, sem apresentar as fontes dos dados, que o Brasil é o país que menos desmatou "na história da humanidade". Segundo ele, o país tem a matriz energética mais limpa e a maior cobertura vegetal com 84% de área nativa preservada na Amazônia — 60% se considerarmos todo o território nacional.

"Opositor" no Inpe

Hamilton Mourão afirmou na terça-feira (15), sem citar nome ou provas, que "alguém" no Inpe que faz "oposição" ao governo do presidente Jair Bolsonaro prioriza a divulgação de dados negativos sobre queimadas. Ele deu a declaração ao comentar dados sobre queimadas na Amazônia registrados pelo sistema do Inpe, cujos número são abertos para consulta pública.

Questionado sobre uma divergência nos dados sobre queimadas citados por ele na semana anterior, Mourão reclamou da divulgação de dados negativos e afirmou que um opositor do governo Bolsonaro dentro do Inpe está agindo para tornar essas informações públicas.

"Eu recebo o relatório toda semana. Até dia 31 de agosto, nós tínhamos 5 mil focos de calor a menos do que 31 de agosto do ano passado, entre janeiro a agosto. Agora, o Inpe não divulga isso. Por quê? ", indagou o vice-presidente.

Mourão acrescentou: "Não é o Inpe que está divulgando. É o doutor Darcton [Policarpo Damião] lá, que é o diretor do Inpe, que falou isso? Não. É alguém lá de dentro que faz oposição ao governo. Eu estou deixando muito claro isso aqui. Aí, quando o dado é negativo, o cara vai lá e divulga. Quando é positivo, não divulga".

Questionado sobre quem seria o responsável por divulgar os dados negativos, Mourão disse não saber. Ele declarou não ter suspeitas do nome do suposto opositor do governo dentro do Inpe. O Inpe informou não vai comentou as declarações do vice-presidente.

Dados abertos

Na quarta (15), após a reunião com o diretor do Inpe, Mourão disse que desconhecia que os dados sobre queimadas e desmatamento divulgados pelo órgão são públicos e acessíveis por qualquer pessoa.

"É o seguinte: eu também desconhecia isso — os dados estão em fonte aberta. Isso aí faz parte da transparência. Então, qualquer um de vocês que for no site lá do Inpe vai pegar o dado que está lá", afirmou o vice após reunião com o diretor do instituto.

O vice-presidente negou que tivesse intenção de esconder os dados registrados pelo Inpe ou modificar a forma de divulgação.

"É uma coisa que tem que ter muita certeza: eu não estou aqui para esconder dados, não estamos aqui para esconder dados. Seja bom ou seja ruim, tem que ser mostrado. Eu tenho responsabilidade perante a população brasileira, em particular a população da Amazônia, e, no meio em que trabalhei na minha vida, tem coisas que são muito caras — é honra, lealdade, honestidade. Desse troço não abro mão em hipótese alguma", disse Mourão.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023