Senadores visitam neste sábado áreas devastadas no Pantanal

Por Redação em 19/09/2020 às 07:33:55

Enquanto os incêndios continuam devastando o Pantanal, um grupo de voluntários corre contra o tempo para tentar salvar a fauna da região. O bioma é a casa de quase 500 espécies de aves, mais de 100 espécies de répteis e 132 espécies de mamíferos. O estudante de veterinária, Enderson Barreto, diz que o trabalho está sendo intenso. A veterinária Luciana Guimarães ressalta que, além do fogo, muitos bichos acabam morrendo por outros motivos. Enquanto os voluntários percorrem os rios da região, procurando animais feridos, é comum ver muitas onças-pintadas machucadas.O veterinário Jorge Salomão diz que a espécie é uma das mais afetadas.

A guia de vida selvagem, Eduarda Fernandes, diz que nunca tinha visto nada do tipo. Neste sábado (19), integrantes da comissão criada no Senado para acompanhar a situação no Pantanal vão sobrevoar áreas destruídas no Mato Grosso. Os senadores querem que o vice-presidente Hamilton Mourão e os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Agricultura, Tereza Cristina, percorram a região. Mourão disse na sexta-feira (18) que pediu ao Ministério do Meio Ambiente um relatório sobre a capacidade operacional dos órgãos de fiscalização ambiental do Brasil.

Leia também

'Vocês não entraram na conversinha mole de 'fica em casa'', diz Bolsonaro no Mato Grosso

Thais Oyama: 'Quantas árvores vão sobrar no fim do governo Bolsonaro?'

Fumaça das queimadas no Pantanal chega a Santa Catarina e provoca chuva escura

Também nesta sexta-feira, Mourão reagiu à decisão do governo francês de se opor à versão atual do tratado comercial entre a União Europeia e o Mercosul após ter tido acesso a um novo relatório sobre desmatamento no Brasil. Segundo ele, a Guiana Francesa também tem registros de desmatamento e mineração ilegal. Mourão defendeu que o governo brasileiro use a diplomacia para mostrar aos países europeus que o acordo, anunciado em 2019, mas que ainda não entrou em vigor, será benéfico aos países dos dois blocos.

*Com informações da repórter Letícia Santini

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023