Calendario IPVA 2024

70 anos da TV no Brasil: Globo Repórter relembra o início e pensa no futuro

Por Redação em 19/09/2020 às 03:03:02
No primeiro de dois programas especiais, nesta sexta (18), nossa equipe relembrou o que foi mais marcante na dramaturgia, no jornalismo, no humor e até nos comerciais. Globo Repórter - 18/09/2020

Depois de algumas transmissões experimentais, finalmente chegou o dia: segunda-feira, 18 de setembro de 1950.

Assis Chateaubriand, o dono de um império das comunicações chamado "Diários Associados", meteu na cabeça que ia trazer a televisão para o Brasil a todo custo. Existiam pouquíssimas emissoras no mundo, o projeto era arriscado e caro, e dava para contar nos dedos os brasileiros que já tinham visto uma TV funcionando. Mesmo assim, a PRF-3, canal 3 de São Paulo, entrou no ar.

"18 de setembro de 1950. Eu estava lá no estúdio na hora da inauguração quando Chateaubriand quebrou a champanhe na câmera, quebrou a champanhe e a câmera", relembra Lima Duarte.

A audiência daquela noite foi conquistada graças a algumas famílias da elite paulistana e, aos poucos, aparelhos que Assis Chateaubriand mandou levar para bares e lojas da cidade. Quatro meses depois, a TV Tupi do Rio de Janeiro entrava no ar. A Globo entrou em cena em 1965 - a TV brasileira era uma debutante.

Quando a televisão chegou ao Brasil, éramos pouco mais de 52 milhões de habitantes. As informações demoravam pra circular e quem vivia em uma região do país, sabia muito pouco sobre quem morava em outra. Com o tempo, a gente passou a se ver e a se reconhecer na tela. Hoje, a TV está em 95% dos lares; são mais de 100 milhões de aparelhos.

Além de saber mais de toda essa história, no programa completo - assista acima - relembre o que foi mais marcante na dramaturgia, no jornalismo, no humor e até nos comerciais. E também veja o que esperar do futuro.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023