Calendario IPVA 2024

O Assunto #277: As idas e vindas do Renda Brasil

Por Redação em 17/09/2020 às 02:48:07
A equipe econômica prometeu viabilizar recursos para sustentar o programa social desejado pelo presidente. A proposta de congelar salários e pensões com esta finalidade recebeu um 'cartão vermelho' de Bolsonaro. Mas, no Senado, ele deu 'sinal verde' para a sequência do projeto. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Falta dinheiro no Orçamento da União para bancar o Bolsa Família 2.0 desejado por Jair Bolsonaro. A equipe econômica sugeriu o congelamento de aposentadorias e pensões, mas o presidente vetou: "não vou tirar de pobres para dar a paupérrimos". Quando a proposta voltou à tona, Bolsonaro subiu o tom e disse que daria "cartão vermelho" a quem defendesse a ideia. Mas o relator do Orçamento de 2021 afirma que o próprio presidente deu aval para que se busquem recursos para um novo programa social. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com o economista Marcelo Neri, diretor do FGV Social, e com o jornalista Thomas Traumann, autor de um livro sobre a trajetória de 14 ministros da Fazenda. Neri detalha as dificuldades de fazer caber o Renda Brasil no Orçamento e explica por que o Bolsa Família original é um modelo bem-sucedido – embora o benefício esteja perdendo valor há 5 anos. Traumann relata o conflito entre o projeto político e econômico do governo na pauta social.

O que você precisa saber:

Bolsonaro: 'está proibido' falar em Renda Brasil e Bolsa Família vai continuar

Guedes diz que 'cartão vermelho' de Bolsonaro não foi para ele

Secretário de Guedes diz que 'discussões' sobre Renda Brasil não podem ser públicas

Estudo: governo terá de fazer cortes para acomodar Renda Brasil no teto de gastos

Sem Auxílio Emergencial e Renda Brasil, PIB 'perderá' até 2,4 pontos percentuais em 2021

Após recuo no Renda Brasil, Planalto articula no Senado projeto na área social

O podcast O Assunto é produzido por: Rodrigo Ortega, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Giovanni Reginato, Mônica Mariotti e Renata Bitar. Apresentação: Renata Lo Prete

Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023