Calendario IPVA 2024

Assaltos em Foz do Iguaçu aumentam 40% nos primeiros oito meses de 2020, diz Sesp

Por Redação em 15/09/2020 às 17:41:18
Secretaria de Segurança Pública do Paraná registrou 117 assaltos entre janeiro e agosto; Polícia Civil destaca que principais alvos na pandemia foram comércios de serviços essenciais. Cresce o número de assaltos na fronteira

O número de assaltos em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, aumentou 40,9% de janeiro a agosto de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp).

De acordo com o levantamento, foram registrados 117 roubos em 2020, contra 83 em relação ao ano passado.

Investigações da Polícia Civil apontam alguns dos impactos da pandemia nos crimes na cidade. A maioria dos assaltos nesse período, conforme a polícia, foram em estabelecimentos de serviços essenciais, como farmácias e mercados.

Em abril de 2020, no início das restrições de combate à Covid-19, foram 18 assaltos em Foz do Iguaçu. Enquanto em abril de 2019, foram oito roubos.

Em um dos assaltos, os suspeitos obrigaram as pessoas deitarem no chão enquanto roubavam o caixa, em Foz do Iguaçu

RPC/Reprodução

Conforme um dos empresários assaltados, que não quis se identificar, a falta de segurança em comércios como o dele, uma farmácia, tem feito os profissionais mudarem de segmento.

A delegada Araci Carmem Vargas explica que o uso de máscaras, por causa da Covid-19, acaba prejudicando a ação da polícia na identificação dos suspeitos por meio das câmeras de monitoramento.

"Ele coloca a máscara, respeitando as normas de segurança, ou seja, essa máscara facilita a camuflagem da autoria."

Segundo a delegada, os roubos na cidade têm um contexto diferenciado na fronteira em meio à pandemia.

"Nós temos uma atuação muito diversa aqui na nossa área, que são estrangeiros. Você pensa que as fronteiras estão fechadas e, mesmo assim, existe essa movimentação. Ou eles já estavam aqui e se veem em condições de sobrevivência precária e optaram pelo roubo como uma forma de sobrevivência ou eles vieram direcionados a prática do crime no Brasil."

Conforme o tenente da Polícia Militar (PM) Anderson Ramos, as equipes policiais estão atentas aos dados e vão aprimorar o patrulhamento, principalmente, em áreas comerciais.

"Em áreas residenciais temos focado bastante. Então vamos prosseguir dessa maneira, contando com a colaboração de todos. Nos colocamos à disposição por meio de todos os nossos canais de comunicação, o 190, 181 ou pelo nosso aplicativo, contem com a gente 24 horas por dia", destacou.

Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023