O Assunto #275: Planeta em chamas

Por Redação em 15/09/2020 às 04:09:12
Amazônia, Cerrado, Pantanal, florestas nos Estados Unidos e Austrália... As consequências do aquecimento global estão em todo o mundo em forma de incêndios de grandes proporções. Estamos próximos ao ponto de não-retorno? Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

As consequências do aquecimento global saltam aos olhos em imagens trágicas que se repetem pelo mundo: Amazônia, Cerrado, Pantanal e Estados Unidos são palco da devastação. O fogo se alastra em alta velocidade, derruba quilômetros de florestas e mata milhões de animais. Neste episódio, os repórteres da TV Globo Claudia Gaigher, Fabiano Villela e Carolina Cimenti, relatam, respectivamente, de Mato Grosso do Sul, do Pará e dos Estados Unidos, as consequências do fogo no centro-norte brasileiro e na costa oeste americana. E Renata Lo Prete conversa com Carlos Nobre, presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP. Nobre esclarece a relação direta entre o aumento da temperatura global e a maior incidência e gravidade dos incêndios, explica por que estamos vendo o céu alaranjado e alerta sobre o futuro do planeta caso não sejamos capazes, pelo menos, de cumprir o Acordo de Paris.

O que você precisa saber:

Inpe: Incêndios na Amazônia aumentaram 28% em julho em comparação ao ano passado

Incêndios no Pantanal causam devastação, matam animais e emitem alerta climático

Fenômenos no Brasil: queimadas, tempo seco, má qualidade do ar, 'chuva preta' e temperaturas altas

Devastação por incêndios na Califórnia bate recorde neste ano

Fumaça de incêndios florestais escurece o céu na Califórnia

Incêndios na Austrália afetaram 3 bilhões de animais

Com termômetros acima dos 40°C, onda de calor deixa França em estado de alerta

OUÇA MAIS EPISÓDIOS SOBRE INCÊNDIOS FLORESTAIS

O podcast O Assunto é produzido por: Rodrigo Ortega, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Giovanni Reginato, Mônica Mariotti e Renata Bitar. Apresentação: Renata Lo Prete

Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023