Calendario IPVA 2024

Aplicativo ajuda moradores do Recife a conseguir informações e solicitar serviços públicos

Por Redação em 07/09/2020 às 19:50:27
Com o Conecta Recife, é possível obter dados e informações sobre saúde e educação, além de solicitar serviços de iluminação e coleta de lixo. Aplicativo ajuda moradores do Recife a solicitar serviços e obter informações

Um aplicativo de celular está ajudando moradores da capital pernambucana e turistas. Por meio do Conecta Recife, que pode ser baixado se forma gratuita, é possível ter acesso a 120 informações e serviços (veja vídeo acima).

Com um clique no telefone, é possível obter dados sobre saúde, educação, bem como o andamento de serviços solicitados ao poder público, como iluminação e recolhimento de lixo e entulhos.

O cidadão tem à disposição, ainda, atendimentos públicos, como geração de documentos, execução de serviços públicos como capinação e reposição de lâmpadas queimadas.

Os microempreendedores individuais, por sua vez, podem consultar o extrato de débitos e gerar boletos de pagamento.

Como Conecta Recife, é possível conseguir informações sobre impostos e processos administrativos em andamento.

Dois meses após o lançamento, o Conecta Recife conta com mais de 92 mil acessos, segundo a prefeitura. Nesse mesmo período, houve seis mil downloads nas lojas virtuais.

O aplicativo foi criado pela Empresa Municipal de Informática de Recife (Emprel). É uma plataforma digital que inclui um aplicativo móvel e um conjunto de softwares que integram as bases de dados, sistemas e ferramentas inteligentes.

A plataforma pode ser utilizada de forma anônima ou identificada. Nesse último caso, o acesso às informações é gradual, em função do nível de confiança das informações fornecidas pelo cidadão.

Conecta Recife reúne em um aplicativo 120 informações e serviços no Recife

Reprodução/TV Globo

A pessoa pode se identificar utilizando a conta da nota fiscal eletrônica da prefeitura ou diretamente no aplicativo, o que pode ser feito com uma selfie.

Microempresário., Diógenes Mota descobriu que pode conseguir informações s e dados sem sair de casa. Basta um clique no celular.

"Já usei para fazer pagamentos de impostos e para resolver problemas de iluminação na minha rua. É muito prático e tem tudo em um só lugar", afirmou.

O presidente da Emprel, Eugênio Antunes, informou que o aplicativo resolve até 40% de todos os serviços que podem ser solicitados pela internet.

O aplicativo está em atualização. Agora, tem informações sobre serviços na pandemia e dados sobre a Covid-19. É possível saber, por exemplo, onde procurar atendimento.

"Quando a pessoa faz a solicitação, tem acesso a serviços ofertados pelas empresas que estão interligadas com a Emprel. Nós damos aos cidadãos a garantia de que ele está sendo atendido como se estivesse fazendo o pedido presencialmente", disse o presidente da Emprel.

Mário Mateus de Freitas usa o aplicativo para conferir o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Para ele, seria interessantes ampliar o serviços para mais ações, incorporando mais utilidades na Região Metropolitana", comentou.

A ideia da prefeitura é incorporar novos serviços, como sugeriu Mário Mateus. "As novas ações prevista estão relacionadas com a educação. Notas de alunos e matrículas pela internet, por exemplo", afirmou Eugênio Antunes, da Emprel.

Serviços mais procurados

Atualizações cadastrais

informações de saúde

Dados de educação

Imóveis

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023