Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Brasil

Para juíza, exposição de documentos de Flávio Bolsonaro pode comprometer investigações


Juíza da 33ª Vara Cível do Rio de Janeiro, Cristina Serra Feijó afirmou que a "exposição indevida de documento sigiloso" do caso das "rachadinhas" na imprensa pode comprometer as investigações e a imagem do ex-deputado estadual, hoje senador, Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). A justificativa consta na decisão que proibiu a exibição de documentos relacionados à investigação pela TV Globo. A medida foi classificada como censura pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

A magistrada afirma, na decisão que o caso "não diz respeito propriamente à liberdade de imprensa", mas sim à "responsabilidade pelos danos causados pela divulgação de documentos e informações", desta forma, a decisão não poderia ser classificada como "censura prévia". "Embora admirável a atuação do jornalismo investigativo na reconstrução e apuração dos fatos, ela esbarra nos limites da ofensa a direito personalíssimo", afirmou Feijó. "A exposição indevida de documento sigiloso ou a divulgação de informação protegida por sigilo pode vir a comprometer a higidez da investigação".

Leia também

Economia brasileira cai em 3 meses mais do que o acumulado em todas as outras recessões

TJ nega pedidos de soltura de vereadores de Mogi das Cruzes

Secom critica Marcelo Adnet após paródia de campanha do governo

"Some-se a isto que o requerente (Flávio Bolsonaro) ocupa relevante cargo político e as constantes reportagens, sem qualquer dúvida, podem ter o poder de afetar sua imagem de homem público e, por via transversa, comprometer sua atuação em prol do Estado que o elegeu senador", afirmou a juíza.

A decisão foi uma resposta ao pedido da defesa do senador, liderada pelos advogados Rodrigo Roca e Luciana Pires. Para Flávio, as reportagens sobre o caso "excedem" os limites da liberdade de imprensa "ao exibir documentos sigilosos que instruem o procedimento investigatório" como extratos bancários e declarações sobre imposto de renda, ""fazendo ilações sobre patrimônios e operações financeiras".

JP

Brasil Flávio Bolsonaro Rachadinhas Republicanos Senado

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!