Calendario IPVA 2024

Guedes diz que não atacou senadores com fala sobre derrubada de veto: "Foi um lamento"

Por Redação em 01/09/2020 às 13:31:13

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (1º) que a declaração sobre derrubada de veto presidencial ao projeto que autorizava o reajuste salarial de funcionários públicos foi um lamento e não uma ofensa direcionada aos senadores. No último dia 19, o Senado derrubou o veto do presidente da República ao projeto que autoriza o reajuste salarial a profissionais de saúde e trabalhadores da educação pública durante o período da pandemia da Covid-19. O veto acabou sendo mantido pelos deputados, em sessão realizada no dia seguinte, após articulação do governo junto à base na Câmara. Antes da votação dos deputados, no entanto, Guedes entendeu que a decisão do Senado era "um crime contra o país". A fala de Guedes gerou reação dos senadores que aprovaram um requerimento de convite ao ministro apara que ele explique as declarações.

"Quando eu digo que é um crime, eu estava me referindo a um voto específico. É uma forma de expressão. Foi muito mais um lamento contra o voto em si, do que uma ofensa aos senadores", disse Guedes em audiência pública virtual da Comissão Mista destinada a acompanhar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas ao novo coronavírus (Covid-19). O ministro disse que sempre demonstrou respeito pelo Senado, e que o considera reformista. Ele citou as reformas que já foram aprovadas pela casa, como a da previdência, o marco legal do saneamento básico e o auxílio emergencial.

Leia também

'Estamos decolando em V', diz Paulo Guedes sobre PIB

'Temos uma realidade delicada pra enfrentar', diz Constantino sobre situação econômica

Guedes defende 'nova CPMF' para desonerar folha de pagamento

Segundo o ministro, se fosse permitido reajuste de salários, parte dos gastos extraordinários necessários para o enfrentamento da pandemia iria se tornar permanente. "Se transformar em aumento de salário, tecnicamente vira um desastre financeiro porque seria um gasto permanente", disse. Guedes acrescentou que sentiu-se abandonado e isolado com a derrubada do veto, após terem sido feitos acordos públicos de congelamento dos salários. O ministro disse ainda que não vê problema em ir ao Senado para falar sobre o tema, mas afirmou que não acredita que tenha "ofendido qualquer senador ou o Senado em si".

*Com Agência Brasil

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023