Calendario IPVA 2024

Fux proíbe uso de advertência feita a Dallagnol em outros julgamentos do CNMP

Por Redação em 17/08/2020 às 20:16:57

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux decidiu nesta segunda-feira, 17, que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) não poderá usar a penalidade de advertência aplicada ao procurador Deltan Dallagnol em novembro de 2019 para agravar o julgamento dos casos envolvendo ele. Em 2019, o Conselho decidiu, por oito votos a três, punir o procurador por ter dito, em entrevista, que ministros do STF eram "lenientes com a corrupção".

De acordo com a decisão de Fux, o processo já estava prescrito no momento do julgamento no Conselho, e Dallagnol "teria direito à manifestação de pensamento e liberdade de expressão". "A declaração encontra-se em um cenário de livre embate de ideias sobre qual seria a melhor solução jurídica para o caso e sobre qual seria a melhor resposta estatal para crimes de corrupção que ele próprio investiga", escreveu. Além disso, segundo o ministro, a crítica já foi objeto de análise no CNMP, que concluiu que a manifestação do procurador não ultrapassou "os limites da civilidade".

Leia também

Dallagnol avalia que não existe nada que justifique seu afastamento da Lava Jato

Às vésperas do julgamento de Deltan, procuradores e promotores lançam manifesto

Com proximidade de julgamento no CNMP, força-tarefa da Lava Jato expressa apoio a Deltan

Julgamentos no CNMP

A defesa de Dallagnol afirma, ainda, que o prazo de aplicação de punição — que seria de 120 dias — já se esgotou. Amanhã, serão julgados três casos que envolvem o líder da força tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba,e quem podem culminar em punição a ele, como o afastamento da condução das investigações. Entre eles, um pedido de remoção por interesse público. O procurador chegou a recorrer aoSupremo Tribunal Federal (STF)para travar dois deles – ações disciplinares movidas porRenan Calheiros (MDB-AL)eKátia Abreu (PP-TO)que envolvem publicação nas redes sociais e supostas atitudes de promoção pessoal. O terceiro tem relação com opowerpoint contra Lula.

Na última semana,a força-tarefa da operação em Curitiba divulgou nota em defesa de Deltan, afirmando que a atuação do procurador é "correta, dedicada e corajosa" e comprometida com a causa anticorrupção. O grupo argumenta que as representações em julgamento não foram provadas ou incluem episódios arquivados pela Corregedoria e foram trazidas à tona em um "movimento de reação aos avanços contra a corrupção visando a impedir ou macular investigações".

Dallagnol não acredita em afastamento

Em entrevista aoJornal da Manhã, daJovem Pan, o procurador disse que não acredita que existam fatos que embasem seu afastamento doMinistério Público. De acordo com ele, o próprio histórico doConselho Nacional do MP (CNMP)mostra que casos precedentes envolviam "coisas muito graves" e nada parecidas com a sua realidade. PeloCNMP já passaram pelo menos 50 reclamações disciplinares contra o procurador. Ele ainda defendeu aliberdade de expressãoe alegou que suas manifestações em redes sociais — de acordo com ele, mais de 10 mil — são feitas como cidadão, com cuidado e respeito. "A gente sempre faz críticas no contexto de aperfeiçoamento, ninguém está querendo pregar o fechamento doCongressoou doSTF. Aliberdade de expressão, se fosse para defender elogios, não precisaria existir. Ela existe para proteger críticas ácidas. O que não podemos fazer é pregar fechamento das instituições, que vai contra a própriademocracia. Aliberdade de expressão depende dessas instituições para sua própria existência."

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023