Calendario IPVA 2024

Piracicaba vai aplicar 15 mil testes para coronavírus em pessoas assintomáticas

Por Redação em 14/08/2020 às 09:27:41

Quatorze mil exames serão realizados em moradores com idade acima de 60 anos. Estratégia faz parte de plano estadual para enfrentamento da pandemia. Movimento em área comercial da região central de Piracicaba durante pandemia: 15 mil pessoas serão testadas

Pedro Santana/ EPTV

Piracicaba (SP) vai participar do Plano de Testagem de pacientes assintomáticos para o novo coronavírus e, assim, colaborar na elaboração de uma estratégia estadual para o enfrentamento da pandemia no Estado de São Paulo.

A parceria envolve o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems) e o Instituto Butantã.

Serão realizados 14 mil testes sorológicos IGM e IGG, junto à população acima de 60 anos, pelas unidades de Atenção Básica da cidade. Outros mil testes serão destinados a detentos.

"Serão, prioritariamente, os idosos cadastradas na rede de atenção básica e as pessoas privadas de liberdade que se encontram nas unidades prisionais, de ressocialização e custódia estabelecidas na cidade", explica o coordenador do Centro de Vigilância em Saúde (Cevisa), Moisés Taglieta.

Segundo ele, inicialmente, os idosos serão convidados pelos agentes e técnicos das unidades de saúde para realizar os exames.

Conforme a prefeitura divulgou na quarta-feira (12), dos 899 idosos que vivem em casas de repouso da cidade, 189 já foram diagnosticados com Covid-19, provocada pelo coronavírus. O número representa 21% dos moradores destes 27 asilos. Destes, 83 morreram.

Centro de Triagem do Coronavírus, em Piracicaba

Divulgação/ Prefeitura de Piracicaba

O objetivo da ampliação da testagem é identificar a extensão da transmissão da doença no município por meio da identificação de resposta imunológica.

De acordo com o Plano de Testagem, embora ainda seja desconhecido o tempo de permanência dos anticorpos produzidos pela infecção da Covid-19 no organismo, o uso de testes sorológicos pode ser útil para avaliação e estudos sobre a pandemia, bem como medidas sanitárias específicas.

Monitoramento

A execução e o monitoramento da testagem, bem como dos seus resultados, poderá ser acompanhado pela plataforma Hilab Web, por meio da qual é possível realizar exames de Covid-19 em 30 minutos.

Ao Butantã caberá o envio ao município dos leitores hilabs, um dispositivo laboratorial adequado à plataforma.

"Um dos fatores [da escolha de Piracicaba] é por estarmos integrados às plataformas de informação e bancos de dados da rede estadual, o que facilita a comunicação dos indicadores em saúde pública e garante precisão aos dados lançados. Além de se tratar de uma grande experiência para a saúde do município no enfrentamento de pandemias", diz Taglieta.

O treinamento dos profissionais de saúde envolvidos no processo está sendo feito pelo Instituto Butantã, via EAD. Ao Laboratório Municipal caberá a logística da coleta, a leitura dos exames e o lançamento das informações no banco de dados.

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

Initial plugin text

Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023