Deputados estimam queda de 30% na arrecadação do Estado

Por Redação em 29/03/2020 às 15:25:00

Com menos movimentos nas ruas e com a maior parte dos estabelecimentos comerciais fechados, os deputados estaduais estimam até 30% na queda de arrecadação do governo de Mato Grosso.

Com menos dinheiro, cortes são inevitáveis e a Assembleia Legislativa saiu na vanguarda e prepara um decreto prevendo corte no gabinete dos parlamentares. A ideia é corta a gordura e preservar o emprego no momento de crise, segundo o deputado Carlos Avalone (PSDB).

Para fazer o acompanhamento das ações foi criado o Observatório Socioeconômico, com membros da Assembleia e entidades representativas dos segmentos econômicos, debatendo a crise gerada pelo coronavírus e os setores e pessoas mais afetados com a falta de recursos para fazer a economia girar.

Os deputados já decidiram que vão economizar na verba indenizatória, em custeio da Casa Legislativa, em passagens e combustíveis, todo dinheiro será convertido ao combate da Covid-19. Com a instalação de leitos de UTI no interior, por exemplo.

"Os deputados já estão preparados para isso. Com certeza, os recursos do Estado não darão para cumprir todos os compromissos. Precisamos preversar o emprego, não tem cabimento nem o Estado e nem a Assembleia falar em demissão, temos que dar tranquilidade ao servidores e dizer que a manutenção do emprego que vai fazer a roda girar, tudo isso está na nossa preocupação", disse Avalone.

Em pronunciamento a nação nesta terça-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defendeu o fim do confinamento em massa no Brasil por questões econômicas. A União prepara um pacote de medidas para incentivar a economia e na distribuição de renda.

O governador Mauro Mendes (DEM) também já criticou medidas extremas que são adotadas por cidades do interior que ainda não apresentam caso de Covid-19. O Estado anunciou a doação de 50 mil cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade social.


Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023