Calendario IPVA 2024

No dia em que Brasil atinge 100 mil mortes por Covid-19, governo comemora 'um dos menores índices de óbitos por milhão'

Por Redação em 08/08/2020 às 18:54:22

Manifestação foi feita em rede social pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Presidente Jair Bolsonaro ainda não se pronunciou sobre a triste marca atingida. 13 de maio - O presidente Jair Bolsonaro ajusta uma máscara no rosto ao deixar o Palácio da Alvorada, em Brasília, durante o surto da doença por coronavírus (COVID-19)

Adriano Machado/Reuters

Neste sábado (8) em que o Brasil atingiu a marca de mais de 100 mil vidas perdidas pela Covid-19, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) publicou em uma rede social uma série de mensagens sobre o que o governo federal tem feito para combater a pandemia do novo coronavírus.

As postagens começaram em resposta a uma publicação do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro.

"Não podemos nos conformar, nem apenas dizer #CemMilEdaí. São mais de 100 mil mortos; 100 mil famílias que perderam entes para a Covid. Que a ciência nos aponte caminhos e que a fé nos dê esperança", disse Moro na postagem.

A Secom, então, afirma que "Para um Governo, muito mais do que palavras bonitas, a melhor forma de mostrar que se importa é trabalhando" E acrescenta: "Estamos todos do mesmo lado da trincheira na guerra que foi imposta ao mundo todo. E o Governo do Brasil tem trabalhado sem descanso desde o começo".

ESPECIAL: BRASIL, 100 MIL MORTES

MEMORIAL DAS VÍTIMAS DE COVID-19

COVID-19 MATOU MAIS QUE GRIPE ESPANHOLA E GUERRA DO PARAGUAI

Até a última atualização desta reportagem, o presidente Jair Bolsonaro não tinha se manifestado sobre a marca de mortos atingida na pandemia. Na última quinta-feira (6), ao comentar a proximidade de o país atingir o número de 100 mil vidas perdidas, ele afirmou ser preciso "tocar a vida".

Na sequência de postagens, a Secom afirma: "Cada vida importa. Todas as vidas importam. Lamentamos cada uma das vítimas da Covid-19, e de todas as outras doenças. Nosso lamento e nossas orações às vítimas. E para toda a nação, nosso trabalho, nossos esforços, nossos cuidados".

A secretaria afirma que o Brasil é o segundo país que mais cura doentes de Covid-19 e "o que menos registra óbitos por milhão de habitantes entre as grandes nações".

Os dados da Universidade de Oxford mostram o Brasil em 10º lugar entre os países com o maior número de mortes por milhão - taxa de 468,44 por milhão de habitantes. O país está atrás de Estados Unidos, Suécia, Chile, Reino Unido, entre outros.

Porém, esse formato de contagem não é o mais preciso por considerar o número total da população.

No caso da Covid-19, as crianças, adolescentes e jovens adultos têm uma chance menor de morrer por infecção do Sars CoV-2. Além disso, muitos casos não chegaram a ser contabilizados, principalmente no início da pandemia devido a uma escassez dos testes, e já foi constatada uma forte subnotificação de mortes pela doença no país.

Reagiu de 'modo incomparável'

Nas postagens, o a Presidência da República destaca medidas anunciadas ao longo da pandemia e diz que o governo federal "REAGIU À PANDEMIA DESDE O INÍCIO, E DE MODO INCOMPARÃVEL em diversos aspectos".

Entre as ações citadas pela Secom estão:

- repasses a estados e municípios;

- medidas adotadas em portos, aeroportos e fronteiras;

- ações de preservação de empregos e socorro às empresas;

- compra de equipamentos médicos, de proteção individual e de testes para detecção da Covid-19;

- criação do auxílio emergencial.

A Secom afirma que ao longo da pandemia a autonomia de estados e municípios foi respeitada, "mas o Governo Federal não deixou de socorrer o quanto pôde".

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023