Calendario IPVA 2024

'Economia se reconstrói, a vida não', diz Emanuel em resposta a decreto do governador

Por Redação em 27/03/2020 às 17:08:00

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), buscou minimizar o conflito de competência criado por ele e pelo governador Mauro Mendes (DEM) por conta dos decretos de fechamento de comércio e de shopping e do governo de Mato permitindo a abertura dos estabelecimentos comerciais.

O prefeito disse que uma súmula do Supremo Tribunal Federal (STF) estabelece o horário dos estabelecimentos comerciais.

No entanto, evitou atacar diretamente o governador que permitiu um afrouxamento na abertura dos estabelecimentos. Também agradeceu a quem vem cumprindo com a determinação. "A economia se reconstrói, a vida não", disse o prefeito na coletiva.

A entrevista coletiva foi transmitida por rede social com perguntas da imprensa. Emanuel estava ao lado da primeira-dama, Márcia Pinheiro e usava uma camiseta com os dizeres "Não é exagero, é fato. Previna-se!".

Emanuel disse que houve uma invasão de competência do Estado de Mato Grosso e lembrou que logo depois os Ministérios Públicos pediram ao governador a revogação do decreto, já que ele poderia colocar em risco a vida dos mato-grossenses.

O prefeito havia descrito no decreto que poderia cassar o alvará de quem estivesse descumprindo a determinação. Na coletiva, disse que os fiscais da prefeitura estarão nas ruas para fazer cumprir o decreto municipal, mas com ação educativa.

Emanuel disse ainda que segue o exemplo de Milão, onde o prefeito (Giuseppe Sala) foi contra o fechamento da cidade, mas que depois se arrependeu já que a Covid-19 saiu do controle na cidade da Itália. O prefeito disse que não quer cometer erro por omissão, mas que se for pra cometer pede que seja por excesso.

Alfinetou o governador porque o decreto dele vai na contramão do que é pregado pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS) e entidades como a Fiocruz. O prefeito disse que soube do decreto um dia antes de sua edição, mas que tomou um susto ao ler o inteiro teor da medida liberando o funcionamento de quase tudo. "Por força de lei, por decisão do Supremo, o Poder é do Município", disse.

O prefeito ainda chamou de inoportuna a posição do governo de Mato Grosso de ir na contramão do mundo de duvidar dos argumentos levados pelos MPs.

Retomada

Emanuel disse que a cidade já elabora um plano estratégico para retomada da economia em Cuiabá. "Primeiro lugar o direito à vida. Primeiro cuidamos da saúde da população", disse o prefeito.



Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023