Calendario IPVA 2025

Bolsonaro estĂĄ estĂĄvel e sem dor após cirurgia de 12 horas para remover obstrução e reconstruir parede do intestino, diz boletim

Por Redação em 13/04/2025 às 22:34:41
O ex-presidente Jair Bolsonaro estĂĄ clinicamente estĂĄvel, sem dor e sob cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após passar por uma cirurgia de grande porte neste domingo (13), no hospital DF Star, em BrasĂ­lia. O procedimento, que durou 12 horas, foi realizado para tratar uma suboclusão intestinal — uma obstrução parcial do intestino causada por aderĂȘncias formadas após mĂșltiplas cirurgias anteriores, em decorrĂȘncia da facada de 2018.

Segundo boletim médico divulgado pela equipe que acompanha o ex-presidente, a operação envolveu uma extensa lise de aderĂȘncias e a reconstrução da parede abdominal. A intervenção ocorreu sem intercorrĂȘncias e não houve necessidade de transfusão de sangue.

Durante a cirurgia, os médicos identificaram que a obstrução intestinal era causada por uma dobra no intestino delgado, que dificultava o trânsito intestinal. O problema foi corrigido com a liberação das aderĂȘncias.

Em uma rede social, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro celebrou o fim da cirurgia:

"Cirurgia concluĂ­da com sucesso! A Deus, toda honra e toda glória! Estou indo agora para a sala de extubação, onde poderei vĂȘ-lo. Em breve, os médicos darão uma coletiva com mais informações. Meu coração transborda de gratidão a cada um de vocĂȘs que tem orado, enviado mensagens e intercedido pelo meu amor. Obrigada por estarem conosco nesse momento tão delicado. Seguimos firmes, com fé e esperança!", escreveu.

Ainda de acordo com o hospital, Bolsonaro permanece internado na UTI, recebendo medidas de suporte clĂ­nico, nutricional e de prevenção de infecções.

Ele foi transferido para BrasĂ­lia em uma UTI aérea na noite de sĂĄbado (12), após sentir fortes dores abdominais durante um evento do PL no Rio Grande do Norte.

A cirurgia foi conduzida pelo cirurgião ClĂĄudio Birolini, que jĂĄ havia relatado anteriormente que o quadro atual era mais grave do que os episódios anteriores enfrentados por Bolsonaro. A equipe médica ainda não divulgou uma previsão de alta hospitalar.

Veja a Ă­ntegra do boletim:

NOTA À IMPRENSA

BrasĂ­lia, 13 de abril de 2025

O ex-Presidente da RepĂșblica Jair Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia de grande porte para extensa lise de aderĂȘncias e reconstrução da parede abdominal.

O procedimento durou cerca de 12 horas, transcorreu sem intercorrĂȘncias e não exigiu transfusão de sangue. A obstrução intestinal foi causada por uma dobra no intestino delgado, que dificultava o trânsito intestinal. Essa condição foi resolvida durante o processo de liberação das aderĂȘncias.

No momento, o ex-presidente encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), clinicamente estĂĄvel, sem dor, e recebendo suporte clĂ­nico, nutricional e medidas de prevenção de infecções.

Equipe médica:

Dr. ClĂĄudio Birolini – Chefe da equipe cirĂșrgica

Dr. Leandro Echenique – Médico cardiologista

Dr. Ricardo Camarinha – Médico cardiologista

Dr. Guilherme Meyer – Diretor Médico do Hospital DF Star


Dr. Allisson Barcelos Borges – Diretor Geral do Hospital DF Star

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
Balanco Hospitais Estaduais 2024
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2025
Garotas de programa GoianiaDeusas do luxo