Calendario IPVA 2024

Lúdio propõe anular decreto de Mendes de volta do comércio

Por Redação em 27/03/2020 às 13:00:00
A primeira sessão virtual da Assembleia legislativa (AL), marcada para a tarde desta sexta-feira (27), terá a apresentação de um projeto de decreto legislativo para anular o decreto do governo que liberou a reabertura do comércio. A proposta é do deputado estadual Lúdio Cabral (PT).
Oposição ao governador Mauro Mendes (DEM) e médico sanitarista, Lúdio afirma que o isolamento social é uma medida importante no atual momento de propagação do novo coronavírus. A ideia é reduzir a velocidade de transmissão para dar fôlego ao sistema de saúde, que não tem condições de atender uma alta quantidade de pacientes, situação que já acontece em países como a Itália e os Estados Unidos.
"O decreto 425 afrouxa as medidas de isolamento social e de restrição de circulação que ainda precisamos manter. Isso é muito ruim. Ele volta atrás em uma série de medidas que o Estado vinha tomando. Autoriza shopping centers, lojas de departamento e galerias a abrirem. Não vejo sentido para que essas atividades sejam retomadas neste momento. Precisávamos manter essas medidas pelo menos até a primeira semana de abril, quando elas deveriam ser reavaliadas", explica o parlamentar.
Lúdio enfatiza que, nesse momento de aumento dos casos, deveriam ser mantidos apenas os serviços essenciais, como farmácias, mercados e instituições de saúde.
"As atividades essenciais, tanto públicas quanto privadas, precisam ser mantidas, assegurando cadeias de suprimento para alimentação da população e serviços essenciais para lidar com a pandemia", avalia o deputado.
O decreto de Mendes trouxe polêmica não só entre os deputados, mas também com os prefeitos, pois alguns municípios decidiram manter as restrições, que incluem o fechamento do comércio e proibição de aglomerações. Um dos gestores nessa situação é o prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB), que afirmou manter as restrições até 5 de abril.

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023