Calendario IPVA 2025

PT pega leve nas crĂ­ticas ao BC de GalĂ­polo; oposição aproveita para bater forte na alta dos juros

Por Redação em 20/03/2025 às 09:47:59
O PT até criticou a decisão do Banco Central de subir a taxa de juros nesta quarta-feira (19) e pediu uma mudança urgente na polĂ­tica monetĂĄria – a posição foi expressada pelo lĂ­der do partido na Câmara, Lindbergh Farias (RJ).

No entanto, ele e outros governistas, como os lĂ­deres José Guimarães (PT-CE) e Randolfe Rodrigues (PT-AP), voltaram a dizer que a alta de juros é herança da administração de Campos Netto – e que é preciso ter paciĂȘncia com a nova direção do Banco Central comandada por Gabriel GalĂ­polo, indicado por Lula.

Enquanto isso, a oposição não perdeu tempo e bateu pesado em um tema sobre o qual não costuma se manifestar.

Em nota, o lĂ­der da oposição, deputado Luciano Zucco (PL-RS) manifestou uma preocupação não muito comum nas falas da oposição: o efeito da alta dos juros sobre o trabalhador brasileiro, tornando o crédito mais caro, dificultando o acesso a financiamentos e reduzindo o consumo. O que, ainda segundo o lĂ­der, pode levar a mais desemprego e desaceleração econômica.

O deputado ironizou ainda ao dizer que Lula sempre culpou Campos Neto mas, agora, não tem mais esse ĂĄlibi, ficando evidente que os problemas do paĂ­s são consequĂȘncia de uma polĂ­tica econômica equivocada e uma completa falta de responsabilidade.

Economia vira foco da oposição

A manifestação deixa claro que a oposição mudou sua tĂĄtica. JĂĄ não explora tanto a agenda de costumes, e opta agora por pegar pesado nas crĂ­ticas à inflação de alimentos e aos juros.

Afinal, o principal desgaste para a imagem de Lula neste momento vem da economia.

A inflação alta de alimentos é apontada pelos brasileiros como um dos principais problemas do paĂ­s neste momento. E a taxa de juros em alta vai levar a uma desaceleração da economia.

LĂ­deres bolsonaristas dizem que a ordem é atacar Lula pelos efeitos negativos na economia, o que rende mais em desgaste do petista do que a agenda de costumes.

A Ășnica notĂ­cia positiva ontem para os governistas foi a sinalização do Banco Central de que vai reduzir a magnitude do aumento da taxa Selic na próxima reunião, indicando que, em breve, deve parar de subir os juros.


Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
Balanco Hospitais Estaduais 2024
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2025
Garotas de programa GoianiaDeusas do luxo