Combate a dengue 2025

Após analisar defesa dos acusados, PGR defende tornar rĂ©us Bolsonaro e aliados

Por Redação em 13/03/2025 às 12:35:03
A Procuradoria-geral da RepĂșblica (PGR) se manifestou, nesta quinta-feira (13), a favor do recebimento da denĂșncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros acusados de tramar um golpe de Estado no paĂ­s.

Ou seja, entendeu que os argumentos das defesas não são suficientes para derrubar a denĂșncia, e que as investigações reĂșnem elementos suficientes para tornar réus os denunciados por envolvimento na trama golpista, entre eles, Jair Bolsonaro, o general Walter Braga Netto e Alexandre Ramagem (veja todos mais abaixo).

A manifestação faz parte do procedimento protocolar. Após o recebimento da denĂșncia, o Supremo Tribunal Federal (STF) abre um perĂ­odo para que os denunciados apresentem suas defesas. Em seguida, envia os argumentos para anĂĄlise da PGR.

Segundo a procuradoria, apesar da argumentação das defesas dos denunciados no chamado "nĂșcleo crucial" do golpe, a denĂșncia deve ser acolhida porque atende a todos os requisitos.

"A denĂșncia descreve de forma pormenorizada os fatos delituosos e as suas circunstâncias, explanando de forma compreensĂ­vel e individualizada a conduta criminosa em tese adotada por cada um dos denunciados", diz o documento.

Defesa dos acusados

Em linhas gerais, os advogados dos acusados negaram a participação dos investigados no planejamento e atos preparatórios de um golpe de Estado. As defesas ainda apresentaram questões processuais para pedir a rejeição da denĂșncia da PGR como:

alegação de que STF não é o foro competente para julgar o caso;

argumentaram que o relator do caso tomou medidas por iniciativa própria, extrapolando papel de magistrado;

afirmaram também que não tiveram acesso a todas as provas;

disseram que a PGR não apontou provas que comprovem os crimes imputados.

Na manifestação desta quinta, a PGR julgou todas as solicitações improcedentes.

Após essa fase da nova manifestação da PGR, Moraes pode preparar seu voto sobre cada um dos denunciados e depois levar o caso para julgamento na Primeira Turma do STF, que vai decidir se a acusação serĂĄ arquivado ou se os denunciados viram réus e passam a responder pelos crimes.

NĂșcleo "crucial" do golpe

A manifestação da procuradoria se refere ao nĂșcleo de denunciados que incluem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes de sua gestão:

Jair Bolsonaro, ex-presidente;

Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Abin;

Almir Garnier Santos; ex-comandante da Marinha do Brasil;

Anderson Torres; ex-ministro da Justiça e ex-secretĂĄrio de Segurança PĂșblica do Distrito Federal;

Augusto Heleno; ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da PresidĂȘncia;

Mauro Cid; ex-chefe da Ajudância de Ordens da PresidĂȘncia;


Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.
Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
Balanco Hospitais Estaduais 2024
InfoJud 728x90
Garotas de programa GoianiaDeusas do luxo