Calendario IPVA 2024

Mesmo sem data de volta às aulas, Câmara de SP aprova diretrizes para reabertura de escolas

Por Redação em 06/08/2020 às 06:37:53

Mesmo sem data definida, as regras para o retorno das aulas presenciais nas escolas municipais da capital paulista foram votadas nesta quarta-feira, 05. O projeto de lei foi aprovado na Câmara Municipal de São Paulo por 32 votos a 17. O texto prevê que os alunos terão aprovação automática no ano letivo de 2020 e que parte dos estudantes terá aulas do ensino médio em tempo integral, para tentar recuperar o conteúdo perdido. A medida também estabelece que ficará a critério dos pais escolher se os filhos voltam ou não às escolas. Além disso, a prefeitura poderá comprar vagas remanescentes em instituições privadas como forma de tentar suprir a demanda nas escolas públicas.

Nesse sentido, está prevista também a contratação emergencial de novos profissionais para compensar eventuais afastamentos de funcionários e professores. Esta foi a segunda votação do texto na casa, e o vereador Cláudio Fonseca (Cidadania) criticou novamente estes pontos do projeto. Segundo ele, há questões importantes que estão pendentes. "O projeto não tem artigo dispondo sobre a higiene e a desinfecção das unidades escolares. Ao mesmo tempo, não tem nenhuma medida dispondo sobre o distanciamento físico", afirma. Claudio Fonseca também questionou como as crianças que utilizam transporte público irão para as escolas.

Leia também

Estado do Rio prorroga suspensão das aulas presenciais até dia 20

Rossieli Soares defende retomada das aulas ainda em 2020: 'Mesmo que seja em novembro, precisa voltar'

MEC autoriza aulas a distância em escolas técnicas federais de ensino

O líder do governo na Casa, Fabio Riva (PSDB) falou sobre a necessidade de garantir educação a todas as crianças. "Essas crianças vão ficar aonde? Fora da escola? Não. Nós estamos aqui autorizando o prefeito a acolher essas crianças dentro também das escolas públicas direta e indireta e, se não couber, já autorizamos a fazer isso na rede filantrópica e particular", diz.No estado de São Paulo, além da capital e região metropolitana, apenas o município de Araraquara e a Baixada Santista estão na fase amarela do plano de flexibilização do governo. O restante segue nas fases laranja ou vermelha. O governador do Estado, João Doria, disse que irá se pronunciar sobre o retorno das aulas nesta sexta-feira, 07.

*Com informações da repórter Camila Yunes

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023